Incompetência confirmada
É mais grave do que parece a situação dos aeroportos brasileiros. Sob a responsabilidade da Infraero, os terminais aeroportuários estão a um passo do estrangulamento. O governo federal não desconhece o caos iminente, e tão pouco a lentidão das obras de ampliação. Apenas 0,9% dos valores disponíveis foram aplicados nos aeroportos das doze cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.
A constatação significa que nove meses depois de estados e municípios terem firmado com o governo federal a Matriz de Responsabilidades paras as obras públicas visando à realização da Copa, a execução dos projetos nos aeroportos é sofrível. O levantamento não é de nenhuma entidade civil, ou da oposição, mas da Controladoria-Geral da União, que matem na rede mundial de computadores o Portal da Transparência.
Para evitar constrangimentos no Parlamento, o Palácio do Planalto postergou a audiência pública que discutiria a caótica situação dos aeroportos brasileiros na Câmara dos Deputados. O cancelamento é providencial no momento em que crescem os problemas no embarque e desembarque de passageiros.
Dos quase R$ 5,6 bilhões que o governo federal colocou à disposição da Infraero para a melhoria ou ampliação dos aeroportos, apenas R$ 193 milhões estão comprometidos com contratos e, destes, somente R$ 49,3 milhões foram gastos efetivamente. E não é por falta de projetos. Há dois meses, o ucho.info denunciou que um projeto para o aeroporto de São Paulo, que custou ao contribuinte R$ 42 milhões, foi jogado no lixo pela administração da Infraero. A proposta técnica, paga a uma empresa terceirizada, foi desconsiderada por motivos até agora não explicados.
O “Contas Abertas” chegou à conclusão que a pior situação concentra-se justamente em um dos aeroportos mais movimentados do país, o de Guarulhos, na Grande São Paulo. Com cinco projetos previstos, sendo um deles a construção do Terminal de Passageiros 3, e obras também no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, os investimentos previstos estão na casa de R$ 1,9 bilhão.
O desempenho é assustador diante da premência de tempo, a menos de três anos da realização da Copa das Confederações, com São Paulo devendo ser uma das quatro sedes do evento. O projeto geral dos dois aeroportos começou em março de 2008. Porém, até agora, apenas R$ 57 milhões foram contratados, isto é, irrisórios 2,9% do valor total. Já a execução chegou a R$ 750 mil, ou 0,04% do previsto.
Fonte: Ucho.Info
Nenhum comentário:
Postar um comentário