Lançamento da nave Discovery é adiado pela 5ª vez

Vazamento de combustível faz com que procedimento não ocorra antes de segunda

Discovery vai ser aposentada após o retorno à Terra/Matt Stroshane/AFP

A Nasa (agência espacial dos EUA) decidiu adiar pela quinta vez o lançamento do ônibus espacial Discovery, que vai partir para sua última missão na ISS (Estação Espacial Internacional). Dessa vez, o problema foi um vazamento de hidrogênio durante o abastecimento do tanque externo da nave. A próxima tentativa de lançamento não vai acontecer até domingo (8). A nave será aposentada após o retorno à Terra.

Ontem, o motivo do adiamento foi uma forte chuva na região de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), onde vai acontecer o lançamento. Problemas técnicos causaram os outros adiamentos.

O Discovery é a nave mais antiga das três que fazem parte da frota espacial americana, junto com as naves Atlantis e Endeavour. O ônibus espacial fez seu primeiro voo em 30 de agosto de 1984. A missão da tripulação de seis astronautas americanos, entre eles uma mulher, é levar o módulo de carga multifuncional Leonardo, projetado para ser anexado de forma permanente à ISS, facilitando a realização de experimentos científicos.

O Discovery também levará em seu compartimento de carga, o Robonaut 2, o primeiro robô humanoide enviado ao espaço, que se converterá em hóspede permanente do posto orbital e ajudará os astronautas em suas tarefas.

Esse será o quarto e último voo de um ônibus espacial este ano e o último do Discovery.

Fontes: R7 - NASA - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails