Célula da al-Qaeda baseada no Iêmen reivindica envio de pacotes-bomba aos Estados Unidos

A célula da al-Qaeda baseada no Iêmen, assume autoria dos atentados envolvendo pacotes-bomba

A célula da al-Qaeda baseada no Iêmen assumiu nesta sexta-feira responsabilidade pela tentativa frustrada de enviar pacotes com explosivos a alvos nos Estados Unidos, na semana passada, e também de ter explodido uma bomba em um avião cargueiro da empresa UPS, em 3 de setembro, causando duas mortes. O grupo assumiu os ataques em uma mensagem postada em fóruns islâmicos na Internet e traduzida pelo grupo de inteligência Site.

Na semana passada, dois pacotes com explosivos foram descobertos em um aeroporto de Dubai, nos Emirados Árabes, e em um avião de carga no Reino Unido. O material, originário do Iêmen e que tinha como destino sinagogas dos EUA, foi encontrado graças às dicas de um ex-membro da al-Qaeda .

O governo do Iêmen tenta conter a onda de pânico e decretou nesta segunda-feira a aplicação de medidas excepcionais para as operações de revista de todas as cargas que partem do país. A Comissão Nacional de Segurança da Aviação Civil também decidiu criar uma unidade especial para atuar sobre a segurança dos aeroportos. As medidas têm como objetivo "enfrentar o desenvolvimento dos procedimentos das organizações terroristas", segundo a agência oficial Saha. Um grupo de investigadores americanos também está no país para ajudar na busca por suspeitos do atentado frustrado.

As autoridades libertaram no domingo uma estudante que havia sido detida sob acusação de envolvimento com o caso. Agora, o principal suspeito de fabricar os pacotes é Ibrahim Hassan al-Asiri, líder da al-Qaeda na península arábica.

- As atividades pregressas de [Ibrahim Hassan] al-Asiri e sua experiência com explosivos o tornaram o principal suspeito - disse um funcionário do governo sob condição de anonimato.

Al-Asiri, que deve estar escondido no Iêmen, é procurado na Arábia Saudita por uma série de atentados na Península Arábica, sucursal da rede extremista comandada por Osama bin Laden. Ele aparece em todas as listas de terroristas mais procurados da Arábia e do Iêmen.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails