Avião de pequeno porte cai no interior de SP

Queda de aeronave em Bragança Paulista deixou dois mortos. Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave se incendiou após cair.

Carcaça do avião acidentado em Bragança Paulista (Foto: Micheli Lopes/Vnews)

Duas pessoas morreram carbonizadas em um acidente com um avião de pequeno porte no Aeroclube de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, na tarde desta segunda (15). Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave se incendiou após cair.

O acidente ocorreu às 15h30, no momento da decolagem. Os mortos são um instrutor de voo e um aluno. Os dois estavam em uma aeronave modelo Paulistinha, prefixo PPHLV.



Soldados do Corpo de Bombeiros caminham em meio a destroços (Foto: Michele Lopes/ VNews)

O voo que deixou duas pessoas mortas na tarde desta segunda-feira (15), em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, era um presente de aniversário para o rapaz que havia acabado de completar 18 anos. Era a primeira aula dele.

João Mendonça foi ao aeroclube de Bragança com a família para voar com o instrutor Rafael Giacon Cunha, de 22 anos. Segundos após decolar, a aeronave perdeu sustentação, caiu e pegou fogo. João e Rafael morreram carbonizados.

O pai, que observava o voo em solo, passou mal e teve que ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi encaminhado para um hospital de Bragança Paulista e teve de ser internado.

O avião acidentado em Bragança Paulista é um P-56, conhecido como Paulistinha. O modelo é muito utilizado em instruções de voo e é um equipamento considerado seguro.

"Essa aeronave faz parte de um projeto idealizado na década de 50. É um equipamento dócil, largamente utilizado em instruções e formou a maioria dos pilotos que estão hoje no mercado aeronáutico civil", diz Plinio Vicentin, piloto há 22 anos, atualmente baseado no aeroclube de Guaratinguetá.

Segundo ele, a manutenção do aeroclube de Bragança Paulista é uma das melhores do país. Um fator considerado desafiador para este modelo de aeronave é a força dos ventos. "É uma aeronave muito leve e com vento muito forte o voo se torna perigoso", afirma o piloto.

As causas do acidente devem ser divulgadas em até 60 dias, após perícia da Aeronáutica e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A mesma aeronave sofreu um acidente em 2004, quando também registrou problemas na decolagem. Na ocasião, duas pessoas ficaram feridas.


Fontes: G1 - TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails