TAM agora prevê expansão de até 25% no mercado doméstico em 2010

A TAM revisou para cima sua previsão de crescimento da demanda doméstica neste ano para se adequar ao quadro atual do mercado brasileiro, de forte expansão.

A estimativa para 2010 passou do intervalo de 14% a 18% para a faixa de 22% a 25%.

O setor já registra expansão de 25% no acumulado do ano até outubro, mas a TAM acredita numa acomodação nos dois últimos meses, por conta da forte base de comparação. “Outubro já mostrou alguma desaceleração, com alta de 16%. Acreditamos que, no ano, a expansão ficará em torno dos 25%”, pontuou o diretor-presidente da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso.

O executivo evitou fazer previsões para o mercado em 2011, mas afirmou que a companhia aposta que o mercado brasileiro seguirá aquecido a longo prazo. “Acreditamos que o mercado doméstico continuará crescendo entre duas a três vezes o PIB pelo menos nos próximos 20 anos. Isso equivale a uma expansão média de 7% a 9% ao ano.”

O presidente da holding TAM SA. , Marco Antonio Bologna, destacou que, para dar conta do aumento da demanda nacional e também da internacional, a companhia aérea reforçou seu plano de frota com a encomenda de 25 jatos Airbus – sendo 20 A320 e 5 A350 - durante a Feira de Berlim, em junho.

Desta forma, a companhia programa um aumento na sua oferta de assentos entre 8% e 10% ao ano. “Esperamos que o mercado tenha uma racionalidade na oferta para que haja crescimento no nível de ocupação dos aviões”, observou Barroso, lembrando que o setor normalmente opera com lucro quando o índice de ocupação é superior a 70%.

Na semana passada foi a vez da concorrente Gol anunciar a compra de mais 30 aviões modelo 737 da Boeing para dar conta do crescimento do mercado nos próximos anos.

Barroso lembrou que a TAM tem procurado racionalizar o uso de sua frota direcionando passageiros mais sensíveis a preço – em geral, pessoas que viajam a lazer – para voos fora dos horários de pico.

Fonte:Téo Takar/Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails