EUA estudam emitir alerta de viagem à Europa por terrorismo, segundo CNN

A Europa não costuma aparecer entre os lugares mais preocupantes, embora esta situação possa mudar.

Os Estados Unidos estudam emitir um alerta de viagem à Europa aos americanos, diante do temor de que o grupo terrorista Al Qaeda esteja planejando um atentado no continente, segundo informa a rede de televisão CNN. A medida poderia ter resultados negativos para o turismo na Europa.

O porta-voz do Departamento de Estado, P.J. Crowley, não quis comentar o assunto, mas disse que o governo continua focado nas ameaças da Al Qaeda aos interesses americanos e vai tomar as medidas apropriadas para proteger os americanos.

A CNN informou neste sábado que o alerta de viagem --boletim que os Estados Unidos emitem para prevenir seus cidadãos sobre determinados perigos no exterior-- poderia ser anunciado ao longo do fim de semana.

Uma autoridade europeia disse que o texto do alerta deve ser vago, sem nomear países ou pontos turísticos específicos.

Tradicionalmente, os alertas de viagem afetam destinos de periculosidade extrema ou onde há distúrbios que possam pôr em perigo a vida dos americanos, como ocorreu recentemente com o México devido à violência gerada pelo narcotráfico, e com a Bolívia, com os protestos em Potosí.

EUROPA EM ALERTA

A Europa não costuma aparecer entre os lugares mais preocupantes, embora esta situação possa mudar após as agências de inteligência ocidentais detectarem um suposto complô da Al Qaeda para realizar ataques contra cidades do Reino Unido, Alemanha e França.

Segundo a mídia europeia informou recentemente, os jihadistas planejam sequestrar civis ocidentais e assassiná-los em ataques similares aos que realizaram contra dois hotéis na cidade indiana de Mumbai em 2008.

As agências ocidentais acham que o plano deixou de ser uma simples ideia e passou para fase de preparação, embora não se saiba quais são exatamente os alvos, apesar de acreditarem que sejam prédios muito conhecidos.

Há poucos dias, a secretária de Segurança Nacional dos EUA, Janete Napolitano, advertiu que o Ocidente enfrenta "um aumento da atividade" de grupos terroristas filiados ao Al Qaeda e que poderiam executar ataques com "armas curtas".

O Departamento de Estado, segundo a CNN, poderia emitir um alerta de viagem que preveniria seus cidadãos de viajar à Europa, o que pode ter um impacto no turismo.

Outra possibilidade, segundo a cadeia, seria, ao invés de as autoridades americanas recomendarem seus cidadãos que não viagem para a Europa, aconselharem um aumento nas medidas de precaução e que permaneçam atentos quando transitarem pelo território europeu.

Fonte: FOLHA - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails