Senador americano quer investigar supostos subsídios concedidos à Embraer

Senador quer investigar supostos subsídios que beneficiariam a cia brasileira.

Um senador americano do Kansas, estado onde estão localizadas as sedes da Cessna e da Hawker Beechraft, quer investigar eventuais práticas comerciais danosas por parte de de cias aeroespaciais estrangeiras. Ele foca especialmente, o setor de jatos executivos e a Embraer.

O Senador Sam Brownback, afirma que fez contato com o Comitê de Finanças do Senado para autorizar o estudo e publicação de um relatório sobre o mercado da aviação geral, por parte da Comissão de Comércio Exterior dos EUA, (ITC).

E-Jet da Embraer

A comissão não tem autoridade para aplicar ou propor leis comerciais, mas suas conclusões podem vir a influenciar a política comercial. Um relatório semelhante publicado pela agência, referente ao mercado global para grandes aviões, foi o fato gerador para a abertura de um caso contra a Airbus em 2004 e que acabou gerando uma disputa comercial de seis anos com a União Européia.

Em uma discurso em 24 de agôsto, em Wichita, Brownback, que é candidato a governador do Kansas, declarou haver suspeitas quanto ao rápido crescimento da Embraer no setor de jatos executivos. Ele declarou:

" A Embraer abocanhou 15% do mercado, desde 2002, após um começo nada animador." " Ganhar 15% do mercado neste período de tempo, não creio que se possa conseguir sem subsídios pesados por parte do governo brasileiro."

A Embraer nega que receba subsídios ilegais ,incluindo ajuda para lançamento de modelos de aviões. Uma oferta pública de ações financiou o desenvolvimento do programa E-Jet, que custou $ 1 bilhão de dólares, declarou a companhia.

A companhia tambérm afirmou que o Brasil fez grandes alterações em seus programas de financiamento de exportações e que tais programas foram considerados legais e de acordo com as normas da OMC.

Em um comentário recente, postado em seu website, Brownback, afirma que a Comissão de Comércio Exterior (ITC), deveria investigar os subsídios dados por governos estrangeiros ao setor de aviação executiva e pedia que se investigasse também, as práticas dos governos europeus e canadense.

O Relatório da ITC, deveria também "analisar desenvolvimentos marcantes e tendências que possam afetar a futura competitividade da indústria americana de aviões executivos," destacou ele.

Comentário da editoria do AIRKRANE BGA

O Senador Brownback, apenas está fazendo lobby para as fabricantes Cessna e Beechcraft e faz acusações sem provas. É um franco atirador e isto não vai dar em nada.

Fonte: Flight International/Stephen Trimble
Tradução e edição: AIRKRANE BGA

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