Entusiastas dinamarqueses adiam lançamento de foguete

Um grupo dinamarquês de entusiastas por foguetes, e que tenta lançar um foguete a 30 km de altitude, teve que abortar a missão devido falha em um válvula.

O veículo lançador/Cortesia Suborbitals Group

O Grupo Suborbitals de Copenhagen, está tentando lançar seu veículo espacial próprio, de um local de testes militares próximo à ilha Bornholm, no Mar Báltico.

A espaçonave, um pouco maior que uma pessoa adulta, está instalada dentro de uma cápsula tubular pressurizada.

Durante a última tentativa de lançamento, hoje pela manhã, quando a contagem regressiva chegou a zero, um pouco de fumaça foi vista saindo do foguete, contudo, não houve ignição.

Uma inspeção descobriu que uma válvula que controla o fluxo de oxigênio líquido para o motor havia congelado. Não foi feita nova tentativa de lançamento.

O governo dinamarquês cedeu ao grupo o uso do local de testes até 17 de setembro e caso o foguete não possa voar até aquela data, o grupo terá então de esperar ate 2011 para outra chance de lançamento.

A cápsula com o boneco/Cortesia Suborbitals Group

O objetivo do grupo Copenhagen Suborbitals é desenvolver um sistema de lançamento que seja muito barato, e que possa transportar 1 passageiro para um pequeno passeio acima da atmosfera.

A equipe está utilizando um boneco, normalmente empregado pelos serviços de salvamento, na prática de resgates, para simular o peso de um passageiro humano.

"Não vamos colocar uma pessoa de verdade no lugar do boneco, até que tenhamos feito voar este foguete até a altitude planejada, e efetuado o apogeu final,  e isto várias vezes, até que estejamos seguros e voemos nós mesmos," afirmou Kristian von Bengtson, membro do Copenhagen Suborbitals.

"Isto poderá levar mais uns três anos e menos de dez anos - é dificil predizer porque não queremos cometer suicídio. Queremos apenas ter diversão e o faremos quando estivermos prontos," disse ele à BBC.

O Heat-1X é um lançador híbrido - ele queima um combustível sólido de poliuretano com oxigênio líquido. Com o primeiro voo pretende-se atingir algumas dezenas de quilômetros na atmosfera, para testar os sistemas e em seguida partir para uma nova etapa nos testes do foguete.

O foguete será alongado para transportar mais combustível e assim obter o empuxo necessário para levar a cápsula acima dos 100 km do solo. A espaçonave tubular,chamada de Tycho Brahem, tem muito pouco espaço interno. O passageiro tem que assumir uma posição quase sentada, dentro de um espaço onde os ombros ficam encostados na parede da nave.  Acima da cabeça haverá uma pequena janela para que se possa ver o mundo exterior, durante a missão.

A idéia é que o foguete leve a espaçonave até a uma altitude pré-determinada, antes da separação. O passageiro,à partir daí, seguiria uma trajetória balística, sem sentir os efeitos da gravidade, até atingir os 100 km de altitude.

Tanto o foguete como a espaçonave Tycho Brahe, retornariam à Terra, com a ajuda de um paraquedas e seriam recuperados no Mar Báltico.



Copenhagen Suborbitals

Fonte: BBC
Tradução e edição: AIRKRANE BGA

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