Começam voos de teste do Eurocopter Tiger HAD

A divisão espanhola da Eurocopter deu início aos voos de testes do primeiro helicóptero de ataque Tiger HAD e espera poder começar testes de tiro, nas próximas semanas.

Equipamento em desenvolvimento para uso pelos exércitos da França e da Espanha, a configuração multi-missão do Tiger HAD, envolve o uso de uma versão mais poderosa da turbina MTRI MTR390-E. Esta turbina, fornece uma potência que permite ao helicóptero decolar com um peso de 6.6 toneladas.

Lançada em Albacete, Espanha, após 15 de setembro, esta nova campanha de testes deverá durar até dezembro de 2011. Objetivos de curto prazo do projeto: teste de tiro com o míssil ar-ar Mistral da MBDA e do míssil ar-solo Spike, da Rafael.

Fotografado durante seu voo de estréia na Espanha, o protótipo 5001 é o primeiro Tiger convertido ao novo padrão HAD. Ele voou pela primeira vex, em 2007, em apoio do programa HAD, à partir, das instalações da Eurocopter em Marignane, França.

À missão mais recente, seguiu-se a implementação de um programa de quatro meses, visando efetuar modificações e a instalação de novos softwares de missão.

Helicóptero de ataque Tiger HAD em seu prinmeiro voo de testes/La Mancha Press/Eurocopter

“Pela primeira vez, a Eurocopter Espanha, tem a responsabilidade de testar o protótipo de um helicóptero,“ declarou Liberto Negral, chefe da divisão de programas governamentais da Eurocopter, na Espanha. Segundo ele, os voos de testes correm bem e estão dentro do prazo. Preve-se que a Espanha, receberá o primeiro helicóptero de um lote de 24 unidades, no início de 2012.

A Eurocopter informou que atualmente, existem 57 Tigers em uso operacional pelos exércitos da Austrália, França, Alemanha e Espanha. Madrid utiliza cinco destas aeronaves ,configuradas no padrão HAP e que serão utilizadas em apoio às futuras operações da nova versão multi-missão.

Fonte: Craig Hoyle/Flightglobal
Tradução e edição: AIRKRANE BGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails