China deve lançar sonda rumo à Lua nesta semana

País pretende enviar astronauta para o satélite até 2020

A China deve lançar a segunda sonda lunar na próxima sexta-feira (1º), dia em que o país comemora o 61º aniversário do regime comunista. A missão Chang'e-2 integra o ambicioso programa espacial chinês, que pretende enviar um astronauta à Lua até 2020.

Os técnicos realizam os últimos testes na base espacial de Xichang, na província de Sichuan, sudoeste do país, e as previsões meteorológicas para o fim de semana são favoráveis.

O programa Chang'e foi batizado em homenagem à deusa da Lua na mitologia chinesa/Reprodução

A Chang'e-2 serve de preparação para o lançamento, em 2013, de uma nave sem tripulação que será responsável por colocar na superfície da Lua um veículo teleguiado, o Chang'e-3. No ano de 2003, a China se tornou, depois da Rússia e dos Estados Unidos, o terceiro país a enviar um homem ao espaço.

Em setembro de 2008, durante a missão Shenzhou 7, um "taikonauta", como os chineses denominam os astronautas, fez uma saída ao espaço, confirmando assim os avanços do país na conquista espacial.

Se o lançamento da Chang'e-2 acontecer mesmo na sexta-feira, a missão vai coincidir com o aniversário da tomada de poder pelos comunistas na China. Em 1º de outubro de 1949, Mao Tse Tung proclamou na praça Tiananmen (Paz Celestial) de Pequim a República Popular da China.

Fontes: R7 - AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails