Astronautas do Mars500 avançam para 'espaço interplanetário'

Grupo de 6 pessoas está confinado desde 3 de junho de 2010. Restam ainda mais de 400 dias até o término da experiência.

Uma equipe de seis astronautas da agência espacial europeia completou 105 dias em confinamento no Instituto de Problemas Biomédicos russo, em Moscou, participando de uma experiência chamada Mars500.

Serão, ao todo, 520 dias de isolamento para simular as condições de uma viagem a Marte, algo tido como possível somente daqui a, no mínimo, 20 anos, segundo os especialistas (entenda o projeto Mars500 aqui). Há também um monitoramento das condições médicas e psicológicas da equipe durante a experiência.

Foto da equipe do Mars500, após 105 dias confinada em Moscou. (Foto: ESA)

Agora, os tripulantes estão, virtualmente, entrando no espaço interplanetário. Em 2009, a mesma equipe já havia sido trancada por 105 dias, em uma fase de testes anteriores à experiência definitiva. Agora, cada dia vivido na experiência será novidade aos tripulantes.

A comunicação com o exterior já apresenta um atraso de dois minutos. Até a "chegada" ao planeta vermelho serão até 20 minutos de demora para uma resposta, o que inviabilizará comunicações diretas.

O "pouso" em Marte deverá acontecer no dia 10 de fevereiro de 2011. Já o "retorno" à Terra está previsto para o começo de novembro do ano que vem.

Durante a estadia, os astronautas precisam manter a forma física para atividades rotineiras. Serão mais de 100 experimentos conduzidos durante o período de isolação de aproximadamente 1 ano e meio.

Fontes: G1 - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails