Tam vai disponibilizar telefonia celular à bordo dos aviões

 Até o fim deste ano será possível fazer ligações de aparelhos celulares em pleno voo dentro dos aviões da TAM, no Brasil.

Além disso, será possível acessar e-mails e mandar mensagens de texto através dos telefones. Mas a novidade vai custar caro. Por minuto, a ligação terá o mesmo custo de uma chamada feito no exterior, em roaming internacional. Por isso, cada minuto custará em média US$ 8,99, de acordo com as operadoras. Além disso, apenas 12 passageiros - entre 220 - poderão falar ao mesmo tempo.

O sistema foi certificado pela European Aviation Safety Agency (Easa) e sua utilização foi regulamentada recentemente pela União Europeia. O mecanismo garante total segurança aos passageiros, pois a rede GSM, integrada aos aviões, se conecta aos satélites, por isso o preço é mais elevado. E não há interferência no espaço aéreo dentro e ao redor da aeronave.

Falar ao celular,à bordo de aviões é proibido em todo o mundo, pois ao tentar achar o sinal das antenas das operadoras centenas de metros abaixo, os celulares acabam emitindo fortes sinais, podendo causar uma pane no avião.

Segundo a TAM, o serviço de telefonia móvel a bordo - o primeiro no país - já recebeu a aprovação técnica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Agora, a companhia depende da certificação operacional, que deverá ser obtida após certificação do equipamento por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Mas como o serviço ainda é novo no país, o mecanismo só permite que 12 passageiros utilizem celulares para ligações telefônicas ao mesmo tempo. O serviço será testado inicialmente nas rotas domésticas operadas por aeronaves Airbus A-321, que são configuradas com 220 assentos, conforme informou nesta quinta-feira o colunista Ancelmo Gois.

Mas a empresa aérea esclarece que, para tráfego de dados e envio de SMS, não há restrições. Aparelhos smartphones, como iPhones, e iPads também funcionarão a bordo, permitindo que os passageiros acessem e-mails e naveguem na internet.

TIM já oferece serviço em empresas aéreas do exterior

Para oferecer o serviço, a TAM selou parceria com a a OnAir, uma joint venture entre a Airbus e a Sita, organização que desenvolve tecnologia de ponta para aviação. O equipamento da TAM também incluirá voos internacionais, exceto os dos EUA.

Hoje, a TIM, através de parceria com a OnAir, já oferece aos clientes a possibilidade de falar ao celular em 25 voos de companhias mundo afora, como Emirates, Royal Jordanian Airways e TAP. De olho na TAM, a TIM está avaliando a melhor forma de oferecer comercialmente o serviço a seus clientes no Brasil.

Nesta quinta-feira, a TAM anunciou parceria com as Casas Bahia para vender passagens aéreas usando, inicialmente, a estrutura da varejista em três lojas na cidade de São Paulo. Em cinco anos, a empresa acredita que as classes C e D respondam por cerca de 17% do público atendido no país. Hoje, eles respondem por 6% do público consumidor.

Segundo Líbano Barroso, presidente da TAM, a empresa terá um público potencial de 1 milhão de pessoas. Com a parceria, o consumidor poderá dividir o valor das passagens em até 12 vezes no cartão de crédito das Casas Bahia, com parcela mínima de R$ 20.


Fonte: O Globo/Bruno Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails