Mexicana de Aviación pode vir a encerrar as atividades hoje

 Mexicana de Aviaciõn poderá encerrar atividades a qualquer momento.

O Grupo Mexicana de Aviación (GMA), informou às associações sindicais de pilotos e demais trabalhadores, que não tem mais condições de manter as operações e que ao longo desta semana, anunciará o encerramento total das operações aéreas. Segundo o comunicado, a decisão inclui as cias aéreas Click e a Link.

Fontes da empresa confirmaram ao jornal El Economista, que a empresa so teria condições de manter alguns voos em algumas rotas até hoje, e que portanto, a única alternativa seria decretar falência.

No fim de semana, houve nova convocação para que a empresa e os sindicatos pudessem buscar uma saída financeiramente viável. No encontro, Lizette Clavel Sánchez, líder sindical dos aeroviários, apelou ao governo federal e à cia aérea, para que tentasssem manter a cia voando por mais 48 horas.

Manter os serviços por mais 48 horas, permitiria que as cias aéreas do grupo pudessem transportar as 90.000 pessoas que já teriam pago suas passagens para esta temporada.

Estas 48 horas solicitadas pela líder sindical, que terminam hoje, serviriam também para potenciais investidores conhecerem a situação financeira do Grupo e por conseguinte, injetarem dinheiro nas cias aéreas do Grupo ou mesmo comprá-las.

Ontem, surgiu a notícia que um grupo de investidores teria feito uma proposta de compra, mas que precisaria de mais 3 dias para avaliar a real situação financeira das aéreas do Grupo Mexicana de Aviación.

No início do mês, Manuel Borja Chico,diretor geral da Mexicana de Aviación, informou que a empresa havia registrado perdas nos últimos três anos, equivalentes a $4 bilhões de pesos mexicanos, o que somado aos custos dos contratos coletivos de trabalho,tornaram financeiramente impossível a manutenção das operações , o que acabou provocando o pedido de concordata.

Cabe observar que o Nuevo Grupo Aeronautico, tem a maior participação de mercado,em território mexicano, com algo em torno de 45% dos assentos ofertados (nacional e internacional).  Já a Mexicana, tem 22,4%;a Click 12,7% e a Link 2,7%.

Fonte: El Economista
Tradução e edição: AIRKRANE BGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails