Jato da Alaska Airlines aborta decolagem após turbina sugar uma águia

Jato da Alaska Airlines aborta decolagem, domingo pela manhã, por causa de ´´ bird strike´´.

Um jato da Alaska Airlines, teve que efetuar um pouso forçado, domingo pela manhã, após uma águia ser sugada por uma das turbinas do avião.

O voo 68 da Alaska Airlines, era operado por um Boeing 737-400 e quando estava na corrida de decolagem  na pista do Aeroporto Sitka Rock Gutierrez, em Japonski Island, os pilotos viram uma águia voando na direção deles e em seguida ela foi sugada pela turbina esquerda.

Paul McElroy, Diretor de Comunicações Corporativas da Alaska Airlines,informou que  a turbina automaticamente desligou ao sugar o pássaro. Os pilotos abortaram a decolagem , seguindo os procedimentos, e conseguiram parar o avião, após percorrer metada da pista.

McElroy, também informou que a aeronave conseguiu taxiar de volta ao terminal, por seus próprios meios e que ninguém se feriu.

Os 134 passageiros e 5 tripulantes foram transferidos para outro avião, enviado àquele aeroporto, para levá-los ao seu destino final em Seattle.

Choques com aves, os chamados ´´bird strikes´´, causam um sério risco à aviação e já causaram inúmeros acidentes no passado, embora, a maioria com consequências não muito graves. Contudo, em 4 de outubro de 1960, um avião da Eastern Air Lines, que fazia o voo 375, caiu durante o procedimento de decolagem, no Aeroporto Logan Internacional, em Boston, ao atingir vários pássaros, causando a morte de 62 pessoas à bordo.

Em 22 de setembro de 1995, um avião da força aérea americana, caiu logo após a decolagem da base aérea Elmendorf no Alasca, matando as 24 pessoas à bordo. O acidente tambérm, foi causado por pássaros.

O caso mais famoso, sem dúvida, foi o incidente com o voo 1549 que fez um pouso forçado no Rio Hudson, em Nova York, em 15 de janeiro de 2009, após sugar vários gansos selvagens. Aproximadamente 80 pessoas tiveram ferimentos como resultado do acidente, sendo que cinco delas tiveram ferimentos graves.


Fonte: NY CITY AVIATION
Tradução: AIRKRANE BGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails