Gol usará aeronaves de fretamento para regularizar voos, informa Anac

Anac afirmou ainda que Gol atribuiu erros em escalas a problemas técnicos. As escalas motivaram atraso em metade dos voos da empresa na segunda.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nota nesta terça-feira (3) em que diz que a companhia aérea Gol/Varig usará cinco aeronaves de fretamento, que são maiores, para aumentar a capacidade de acomodação de passageiros e regularizar os voos atrasados e cancelados.

Na segunda (2), um novo sistema de escalas na companhia aérea Gol desencadeou atrasos em mais da metade dos vôos da empresa. A Gol afirmou que "algumas tripulações atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e foram impossibilitadas de seguir viagem, gerando um efeito em cadeia".

De acordo com a Anac, um plano de ação apresentado pelo diretor de operações da companhia aérea prevê o uso de cinco aviões Boeing 767 com capacidade para 230 passageiros nas rotas regulares domésticas e internacionais. A agência diz que, atualmente, a frota conta com aeronaves configuradas para 140 a 178 passageiros.


A Anac informou que a operação das aeronaves já foi autorizada e que somente a Gol poderia esclarecer quando o plano começa a vigorar. O G1 procurou a Gol, que deve divulgar uma nota oficial sobre a reunião com a Anac ainda nesta terça.

Principal razão para os atrasos nos voos, as escalas de trabalho também foram tratadas na reunião. A Anac disse que a Gol informou que, em julho, ao implantar uma melhoria no sistema, ocorreu um problema técnico que gerou dados errados para a escala dos tripulantes.

Conforme a Anac, a Gol se comprometeu a apresentar relatórios semanais sobre a quantidade de horas voadas pelos tripulantes e a confirmação da escala de agosto nos mesmos moldes da escala de junho. Naquele mês, informou a agência, a Gol já utilizava, com o conhecimento da Anac, um novo software de planejamento de escala - veja abaixo a íntegra da nota da Anac.

Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, que registrou até as 16h 11 atrasos e um cancelamento de voo (Foto: Xando Pereira / Agência A Tarde / AE)

Fontes: G1- TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails