Entusiastas da Pan Am querem um museu sobre o legado da extinta cia aérea

A Pan Am era uma das marcas mais reconhecidas do mundo. Agora, entusiastas , desejam fortalecer o legado da cia aérea que fez de Miami sua casa.

Ex funcionários da Pan American World Airways, estão tentando criar um museu permanente da Pan Am, nos arredores de Miami.

A cia aérea teve Miami como cidade sede, de 1927 até meados dos anos 40 e o antigo terminal marítimo da cia, atualmente é ocupado pela prefeitura da cidade.

Mesmo após a cia tendo mudado sua sede para Nova York, após a 2º Guerra Mundial, Miami continuou a ser um grande hub para a companhia. Quando a empresa quebrou em 1991, ela ainda mantinha 6.500 funcionários no sul da Flórida.

''Seria ótimo ter um museu aqui,''disse Renate Van Kempema,67, ex funcionária da Pan Ame que agora trabalha como comissária de voo na Delta. ''A Pan Am era importante para nós todos e não queremos que ela seja esquecida.''

Objetos e lembranças da Pan Am/Foto: Miami Herald

Artefatos e documentos da Pan Am foram estocados e eventualmente são exibidos pela Universidade de Miami e pelo Museu Histórico do Sul da Flórida, atualmente chamado HistoryMiami. Contudo, a Pan Am Historical Foundation, formada por um grupo de antigos funcionários da companhia, que tem como propósito preservar os objetos e e demais itens, desejam juntar todos os materiais em um único lugar para que permaneçam em exibição pública permanente.


''Na Universidade de Miami, estão guardados doumentos, objetos e artefatos,'' declarou o ex vice-presidente de comunicações corporativas, Jeff Kriendler.

Estes artefatos são utilizados em pesquisas, mas Kriendler informou que a Pan Am possui uma vasta quantidade de materiais estocados em um armazem federal.

A Pan American Wolrd Airways foi fundada em outubro de 1927, por Juan Terry Trippe. A cia aérea originou-se em Key West, mas com a chegada de aviões maiores e mais potentes, no fim da década de 20, ela mudou sua sede e terminal para onde é agora a prefeitura de Miami, em Coconut Grove e batizou o local com o nome Dinner Key.

O Terminal Dinner Key, era dotado de um restaurante e uma área para coquetéis no deck superior e no deck inferior ficavam o terminal e a alfãndega.

A Pan Am foi uma das marcas mais famosas do mundo. Eis porque muitos ex funcionários, a exemplo de Van Kempema, gostariam que fosse criado um museu permanente sobre a antiga companhia, na região de Miami.

Van Kempema, nascida na Alemanha, trabalhou como comissária na Pan Am em 1966. Ela relembra o que era trabalhar para a histórica companhia.

'' Sentia-me muito privilegiada em trabalhar na Pan Am, porque o processo seletivo era rigoroso,''conta ela. ''Todos tinham que falar um idioma estrangeiro e existiam restrições de peso. Eu por exemplo, em função de minha estartura, não podia ultrapassar 58 quilos.''

Van Kempema é presidente da World Wings International, em Miami. A ONG é uma organização filantrópica de ex funcionários da Pan Am que luta para erradicar a pobreza nos países do terceiro mundo.

Van Kempema, diz que deseja um museu temático em Miami porque a geração mais jovem deveria aprender o que a Pan Am representou para o mundo, no passado.

Paul George, historiador e Adriana Jaen Millares, observam peça de avião da Pan Am/Miami Herald.

Paul George, um historiador local,  organiza uma tour histórica anual sobre a Pan Am. Ele diz que embora não seja membro da Pan Am Historical Foundation, muitos ex funcionários da cia prestigiam suas conferências.

``Realmente desejamos manter viva a memória da cia,``disse ele, que é um professor de história na região de Miami Dade.``Ter um museu seria a melhor maneira de se conseguir isto.Estamos a espera que contribuições financeiras apareçam. Trata-se de um projeto a nível estadual e nacional e estamos certos que o grupo pode conseguir financiamento.``

Wifredo Gort, importante funcionário mumicipal, manteve uma reunião com ex funcionários da Pan Am, em junho, para discutir possíveis locações para o museu.

``Eles pediram para ocupar áreas do porão no edifício da prefeitura, e realmente pode ser uma opção já que há muito espaço disponível. A cidade deseja cooperar com eles.`` Gorte, também declarou que Miami é a cidade ideal para abrigar o museu por causa da história da Pan Am na cidade.


``Miami é palco de muitos voos internacionais e muito visitada por estrangeiros e assim penso ser uma excelente idéia, um museu aqui,`` disse ele.

No momento, a Pan Am está presente apenas na memória,  mas George espera que logo,Miami tenha um local permanente para relembrar a importância da cia aérea.

``É muito importnte que tenhamos este museu. Meus tios e até mesmo meu pai foram funcionários da Pan Am e isto vai dar importãncia ao legado de vida de muitas pessoas em nossa comunidade.``

Fonte: Coconut Voice via Miami Herald/LATOYA BURGESS
Tradução, adaptação e edição: AIRKRANE BGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails