Combustível contaminado é suspeito de ter provocado incidente com A330 da Cathay em Abril

O culpado pode ter sido combustível contaminado


Os investigadores responsáveis por avaliar as causas do incidente ocorrido em Abril deste ano em Hong Kong com um A330 da Cathay Pacific, que pousou em emergência com problemas em ambos os motores, têm como principal supeito o combustível utilizado, informou a ATI.

As análises do querosene realizadas até o momento indicaram contaminação, tendo sido encontradas pequenas particulas esféricas de natureza ainda desconhecida nos tanques de combustível, sistema de alimentação e diversos componentes dos motores.

Segundo o Departamento de Aviação Civil de Hong Kong os investigadores acreditam que falhas em válvulas dos motores, um dos componentes afetados pela contaminação do combustível, são consistentes com o comportamento apresentado (o avião pousou com um de seus motores inoperante e outro travado em 70% de sua potência máxima). Além disso, as partículas esféricas não poderiam ter sido produzidas pelos sistemas do A330.

Com a descoberta da contaminação a investigação voltou sua atenção para o sistema de reabastecimento do aeroporto de Surubaya, última escala do voo e onde fora reabastecido, que havia passado por extensos trabalhos de reforma devido a uma ampliação do pátio.

Cabe ressaltar que as investigações ainda não foram concluídas, sendo as informações coletadas até o momento indícios do que aconteceu mas ainda não uma conclusão definitiva.

Fonte: Portal CR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails