Colômbia testara novo treinador primário montado no país.

Colômbia testará avião treinador baseado no Lancair Legacy FG

No fim deste mês, a companhia estatal de construção aeronáutica colombiana, CIAC, pretende concluir a construção do protótipo do treinador Synergy, projetado para uso pela força aérea colombiana. O primeiro voo de teste seria efetuado no próximo mês de setembro.

O Synergy, na verdade um Lancair Legacy FG, bastante modificado, será equipado com um motor Textron Lycoming IO-390. O novo avião terá uma área de asa 15% maior que a do Lancair e aviônica tipo ´´glass cockpit´´.

O Lancair Legacy FG, foi selecionado como base para o futuro treinador primário da força aérea colombiana, em outubro de 2008, após uma competição com o Pulsart XP ,gerando assim um contrato que foi assinado em fevereiro de 2009.

A Lancair International, empresa baseada no Oregon, EUA, forneceu ferramental, moldes e assistência técnica, afora treinamento para o pessoal colombiano.

Lancair FG,versão civil/Foto: Cortesia: Lancair International


A CIAC planeja fabricar 24 aeronaves, na cadência de 1 aeronave/mês, passando para 2 unidades/mês, no segundo semestre de 2011.

O Synergy vai substituir os 13 Cessna T-41D Mescaleros, remanescentes de uma frota de 30 unidades, fornecida s em 1968 e que são empregados como treinadores primários pela força aérea colombiana, em sua escola de pilotos, em Cali.

A força aérea colombiana começou a procurar um substituto para os T-41Ds, em 2007, sempre objetivando a produção local. Algumas fontes mencionaram que a CIAC deseja exportar aos paises vizinhos, uma versão civil do Synergy.

O papel principal da CIAC, consiste em disponibilizar serviços de manutenção, reparação e atualizção aos aviões empregados pela força aérea colombiana, contudo ,além do Synergy, a empresa está desenvolvendo um avião não tripulado, de projeto nacional.

Com a ajuda da Embraer, a CIAC está modernizando a frota de T-27 Tucanos da força aérea colombiana. A modernização inclui a instação de novos aviônicos, novos painéis nas asas e o robustecimento do trem de pouso.


Fontes: Flight International - AIRKRANE BGA
Tradução: AIRKRANE BGA

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