Negociações para impedir greve dos funcionários da BAA podem ocorrer neste fim de semana

Negociações objetivando impedir uma greve na operadora de aeroportos BAA, poderiam começar neste fim de semana. A Acas informou que busca uma reunião, o mais cedo possível, entre os dos lados.


Sindicato Unite não decidirá nada até segunda-feira/BBC-PA

A iniciativa do serviço de conciliação(Acas), acontece após os membros do sindicato Unite, votarem na última quinta-feira, pela manuntenção da ameaça de greve, em protesto por aumentos salariais.

Qualquer greve que aconteça,fecharia os aeroportos de Heatrow, Southampton, Edinburgh, Glasgow, Stansted e Aberdeen.

O sindicato Unite, informou que não decidirá nenhuma data para uma greve, antes da próxima segunda-feira. Isto abre a possibilidade de realização de negociações intermediadas pelo Acas, ao longo do fim de semana.

" Confirmamos que o Acas vai facilitar a realização de qualquer reunião entre as partes assim que detalhes possam ser acertados," disse Peter Harwood, chefe da Acas.

Caso a greve ocorra, seis aeroportos teriam que fechar pois trabalhadores essenciais , como os bombeiros, participariam da greve.

A BAA declarou que lamenta " a incerteza que a votação feita pelo sindicato, já tenha gerado entre os passageiros e clientes das cias aéreas."

Os membros do Unite que trabalham na BAA, rejeitaram a oferta financeira feita pela companhia, equivalente a um aumento salarial de 1,5%.

A BAA declarou que se trata de uma proposta adequada, considerando-se que nos últimos doze meses, a indústria vem sofrendo com a queda de passageiros em função do impacto causado pela recessão e o caso das cinzas vulcanicas que afetaram os voos na Europa, por vários dias.

Caso o Unite decida pela greve, deverá informar ao público, uma semana antes; assim caso a decisão seja tomada na segunda-feira, a greve poderia começar em 23 de agôsto.

Alguns analistas sugerem que o Unite pretende começar a greve em 28 de agôsto, assim atrapalhando o fim de semana de feriado bancário,contudo, o sindicato recusou-se a confirmar os rumores.

Observação BGA:

O Acas (Advisory, Conciliation and Arbitration Service) - Serviço Assessor de Concliliação e Arbitragem- ,é um orgão do governo britânico,que tem como função, incentivar e organizar negociações entre os sindicatos de trabalhadores e as empresas, quando surgem disputas trabalhistas.

BAA (BAA British Airport Authority Limited), é uma empresa privada que opera no setor aeroportuário do Reino Unido, sendo uma das maiores do mundo neste setor. A BAA Limited é descendente da British Airports Authority. Sua sede está em um dos prédios do Aeroporto de Heathrow, que serve a área da Grande Londres.

Apesar de ser uma das maiores neste setor da indústria mundial, a BAA não opera todos os aeroportos britânicos, já que a maioria deles é controlada por outros grupos privados concorrentes. A BAA era uma das empresas que constituíam o FTSE 100, mas atualmente é propriedade da ADI Limited, um consórcio internacional controlado pelo grupo espanhol Ferrovial.

Fonte: BBC/UK
Tradução, edição e pesquisa: AIRKRANE BGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails