Avião cargueiro cai no Alasca

Um grande avião cargueiro caiu e explodiu, domingo a tarde, gerando um incêndeio florestal no Parque Nacional Denali, no Alasca.

Kris Fister, porta-voz do parque, informou que o acidente teria causado mortes, mas não se sabe ainda quantos teriam morrido, pois o avião teria se desintegrado completamente.

Por enquanto não se sabe a quem pertenceria o avião. O avião caiu próximo à divisa leste do parque, às 15:15 horas, horãrio local (20:15 horas) do Brasil.

Por enquanto não houve alerta de avião desaparecidoe oficiais militares informaram que nenhum de seus aviões estaria desaparecido.

Clint Johhson, ligado ao NTSB, informou que um número significativo de grandes aviões cargueiros operam no Alasca. Espera-se a chegada dos investigadores do NTSB ao local do acidente, na segunda-feira ,pela manhã.

Uma testemunha,chamada George Clare, morador de Las Vegas, disse que viu o avião voar muito baixo, enquanto ele caminhava em direção à recepção do parque. Ele disse que pensou que o avião fosse pousar em algum aeroporto dentro do parque, assim ele continuou sua caminhada. Contudo, poucos minutos depois, apareceram pessoas comentando que um avião havia caido. Segundo ele, o acidente gerou uma coluna de funmaça, distante algumas milhas na direção oeste do centro de recepção de visitantes do parque. Ele ainda declarou, que o avião parecia ter camuflagem militar.


" O avião era numa cor verde caquí, no estilo militar," disse ele. "Era um turbo-hélice e sua barriga não apresentava saliências ou pretuberãncias visíveis."

Doug Stockdale, ligado ao corpo de bombeiros, informou que o incêndio provocado pelo acidente, teria atingido uma área equivalente a 2 acres, se espalhando ainda mais, posteriormente.

O acidente ocorreu apenas quatro dias depois que um jato cargueiro militar, caiu na base aérea de Elmendorf, em Anchorange, matando as quatros pessoas que estavam à bordo.

Atualização ( 06:45 GMT)

O avião caiu a 80 metros de distância da única estrada no local e pouco mais de 1,5 km da sede do parque. Ele caiu no lado sul do Monte Healy, informou a porta-voz do parque, Kris Fister.

Até agora ainda existem focos de incêndio,embora a situação esteja sob controle após intervenção dos bombeiros.

Atualização (18:13 GMT)

Kris Fister, porta-voz do parque, informou que 3 pessoas morreram em função do acidente e que os nomes das vítimas serão primeiramente comunicados às famílias.

O avião acidentado, era um Fairchild C-123, registrado em nome da All West Freight Inc, empresa baseada em Delta Junction
.
 Fairchild C-123 Provider. Avião do mesmo modelo do avião acidentado/Foto: Matt Bearup

Fonte: AP - adn.com /RACHEL D'ORO
Tradução: AIRKRANE BGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails