Avião cai no Nepal com 14 pessoas a bordo

Mau tempo e possível problema mecânico seriam as causas da queda

Um avião da companhia Agni Air, com 14 pessoas a bordo, caiu nesta terça-feira (24) no distrito de Makwanpur, cerca de 100 km ao sudeste de Kathmandu, capital do Nepal.

A aeronave iria para Lukla, na região do monte Everest. Testemunhas disseram que o avião caiu em uma área agrícola e se partiu em vários pedaços.



O avião acidentado, era um Dornier Do-282-101, prefixo 9N-AHE (foto acima), da companhia aérea nepalesa Agni Air, e fazia o voo AG-101 de Katmandu em direção a Lukla, ambas localidades do Nepal.

Dos 14 passageiros, seis eram estrangeiros, cinco nepaleses e outros três, cujas nacionalidades não foram confirmadas, faziam parte da equipe de bordo. Segundo a rede americana CNN, dos estrangeiros, quatro são americanos, um é do Japão e outro é britânico. As identidades de todos os ocupantes ainda não foram confirmadas.

O porta-voz do Ministério de Interior do Nepal, Jaya Mukunda Khanal, declarou que é improvável que algum ocupante da aeronave tenha sobrevivido ao acidente. Ainda de acordo com as autoridades nepalesas, as condições do tempo no momento do acidente não eram boas, o que pode ter contribuído para o acidente, que teria ocorrido quando o avião tentava retornar a Kathmandu.

A agência estatal chinesa Xinhua afirma que fontes confirmaram um contato do piloto com o aeroporto internacional de Tribhuvan, momentos antes da queda, alertando para problemas no motor.

Segundo, Pratap Lama, morador local, "o avião ficou em pedaços em um campo próximo a uma escola".

- Os corpos também ficaram em pedaços. Não houve um estrondo ou fogo antes do acidente.

Lukla é um conhecido ponto de passagem de turistas praticantes de trekking na região do Everest, no leste do Nepal. Equipes de resgate foram enviadas ao local do acidente para buscar sobreviventes ou corpos.

O último acidente aéreo de grandes proporções no Nepal ocorreu em 2008. Na ocasião, um avião da Yeti Airlines caiu no leste do país, matando 18 pessoas.

Everest e Himalaia

Lukla é a porta de entrada para o Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, que está localizada na cordilheira do Himalaia. Situa-se na fronteira entre o Nepal e o Tibete (China). É ponto habitual de turistas que praticam caminhadas em montanhas e escaladas. Na região também há templos budistas muito visitados ao longo do ano.

O acidente ocorreu nas montanhas do distrito de Makwanpur, a 100 km da capital. Fortes chuvas impediam que helicópteros das Forças de Segurança decolassem rumo ao local do acidente.

Este é o maior acidente da aviação no Nepal desde outubro de 2008, quando 18 pessoas morreram após a queda de um avião da Yeti Airlines.

Queda de avião no Nepal não deixa sobreviventes, diz chefe do resgate


Parentes esperam por informações sobre acidente de avião no aeroporto de Katmandu. (Foto: Joshi Binod / AP Photo)

O coordenador das equipes de resgate das vítimas do avião da Agni Air, que caiu com 14 pessoas a bordo no Nepal, na manhã desta terça-feira (24), informou que acidente não deixou sobreviventes. “Há 14 mortos. Nossas equipes chegaram ao lugar do acidente e puderam confirmar que não há sobreviventes”, afirmou Bimlesh Lal Karna, responsável pelos grupos da operação de socorro da Aviação Civil Nepalesa.

Segundo Karna, a aeronave se despedaçou. Não há informações sobre as causas do acidente, mas, de acordo com autoridades, chovia muito no momento da queda da aeronave. De acordo com ele, ainda chove na região e o trabalho é difícil.

O avião da Agni Air caiu pouco depois de decolar de Katmandu, no Nepal, informou o Ministério do Interior. Segundo autoridades, estavam na aeronave seis estrangeiros, outros cinco passageiros e três tripulantes. “O Avião caiu quando partia para Lukla”, disse o porta-voz Jayamukunda Khanal.

Um oficial do aeroporto de Katmandu já havia antecipado às agências internacionais de notícias France Presse e Efe que a queda do avião nepalês não havia deixado sobreviventes.

Segundo o Ministério do Interior do Nepal, entre os seis passageiros estrangeiros que estavam na aeronave foram identificados quatro norte-americanos e um japonês. Mas não foi informado ainda a nacionalidade do último estrangeiro.

Assista como são as operações de pouso e decolagem em Lukla


Site da Agni Air

Fontes: G1 - R7 - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails