Após dias de problemas, movimento é normal em Congonhas

Infraero registrava apenas um voo atrasado e outro cancelado no aeroporto.Passageiros da gol enfrentaram problemas em todo o país na segunda.

Movimento era normal na manhã desta terça-feira (3) no aeroporto de Congonhas (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Após um dia de problemas nesta segunda-feira (2), com atrasos e cancelamentos de diversos voos, a situação era normal na manhã desta terça-feira (3) no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. De acordo com balanço divulgado pela Infraero às 8h, apenas uma das 32 partidas programadas desde a abertura às 6h sofreu atrasos, e outra foi cancelada. Os dois problemas ocorreram em voos da companhia aérea Gol.

Já no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, oito das 32 partidas programadas desde 0h sofreram atrasos – quatro delas entre 7h e 8h, três delas da Gol. Apenas um voo foi cancelado – também da mesma companhia. Segundo a Infraero, o número de atrasos e cancelamentos é normal para o horário.

Passageiros que precisam embarcar pela Gol têm sofrido problemas no país desde o fim de semana. Nesta manhã, segundo balanço da Infraero das 8h, 65 dos 188 voos programados pela Gol sofreram atrasos em todo o Brasil – 34,6%. Outros 14 – 7,4% foram cancelados.

O movimento no saguão e no check-in das companhias aéreas em Congonhas nesta manhã era normal – sem grandes filas nem registro de problemas. Alguns passageiros, entretanto, ainda enfrentavam as consequências dos problemas nos últimos dias. Era o caso de Josefa Souza, de 42 anos, que deveria ter desembarcado no aeroporto vinda de Fortaleza na noite de segunda, mas só conseguiu chegar na manhã desta terça. Ela procurava embarcar com os dois filhos e a irmã.

Família quer reembolso de alimentação durante espera (Foto: Juliana Cardilli/G1)


“Nosso voo era para ter vindo direto, mas fez escalas em Recife, Salvador e Confins, onde chegamos 2h e tivemos que dormir. A Gol pagou o hotel, mas não quer pagar nossa alimentação. Estamos com duas crianças, tivemos que dar água e comida para elas de madrugada”, contou a mulher. Segundo ela, a companhia afirmou que só iria pagar o café da manhã já em São Paulo. “O problema é a falta de comunicação. Podem acontecer problemas, é normal, mas eles não avisam nada. E muita gente não sabe que tem direito à alimentação e fica quieto.”

Com a irmã e duas crianças, ela pretendia procurar o juizado especial montado em Congonhas para fazer a conciliação entre passageiro e companhia aérea na manhã nesta terça. Entretanto, o juizado só funciona das 10h às 19h. Na segunda, o número de reclamações referentes à Gol até as 17h chegou a dez.

De acordo com a Gol, os atrasos são reflexos do intenso tráfego aéreo na sexta-feira (30), quando a empresa teve de transferir algumas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, para o Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo.

A assessoria da Gol disse que, na sexta, as tripulações atingiram o limite de horas de trabalho e não puderam seguir viagem. A Gol aponta também o aumento no movimento com o fim das férias escolares.

Fonte: G1/Juliana Cardilli

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