Aeroportos de Moscou cancelam voos por causa de fumaça de incêndios

Fogo matou ao menos 50 pessoas e queimou milhões de hectares de lavouras na Rússia

Uma densa nuvem de fumaça provocada pelos incêndios florestais dos arredores de Moscou, capital da Rússia, provocou o cancelamento de dezenas de voos devido à falta visibilidade, nesta sexta-feira (6).

Os aeroportos de Domodedovo e Vnukovo não puderam operar mais de 40 pousos, que foram desviados para o terminal alternativo de Sheremetyevo. Ao menos outros 20 aviões não conseguiram decolar, conforme as informações aeroportuárias.

A visibilidade em Domodedovo é de 350 m, e em Vnukovo, inferior a 300 m. Com o passar do dia, a visibilidade se reduziu também em Sheremetyevo, chegando a 500 m, segundo a agência oficial RIA Novosti.

Fumaça de incêndios envolve o Kremlin, sede do governo da Rússia, em Moscou, capital do país; aeroportos cancelaram voos por falta de visibilidade/Alexander Natruskin/06.08.2010/Reuters

O aumento do número de incêndios nas últimas horas - são 27 focos nesta sexta-feira, conforme o Ministério de Situações de Emergência - fez com que o intenso cheiro de queimado chegasse inclusive ao metrô.

Dados do Departamento de Proteção Ambiental da Prefeitura de Moscou mostram que a concentração de substâncias nocivas na atmosfera supera em até quatro vezes os níveis máximos aceitáveis estabelecidos pelas normas sanitárias.

Temendo o aumento nos casos de problemas respiratórios, as autoridades recomendaram às pessoas que permaneçam em suas casas ou que utilizem máscaras se precisarem sair às ruas.

A Rússia vive sua maior onda de calor da história, com temperaturas rondando os 40 °C na parte europeia do país, onde não chove desde o início de junho.

Os incêndios florestais causaram 50 mortes, queimaram mais de 700 mil hectares de florestas e destruíram uma quantidade superior a 10 milhões de hectares de lavouras, o que fez com que o governo ordenasse, na véspera, a suspensão das exportações de grãos.

Fontes: R7 - Efe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails