Acidente no Santos Dumont: Jato executivo que caiu no mar começa a ser retirado por guindaste

Aeronave caiu às 9h16 na Baía de Guanabara. Aeroporto permanece fechado para pousos e decolagens.

Com guindaste, avião é retirado do mar (Foto: Reprodução/TV Globo)

Mais fotos do acidente

O avião que caiu na manhã desta quinta-feira (12) na Baía de Guanabara, quando pousava no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, já foi içado por um guindaste e retirado da água. Segundo a Infraero, além do guindaste, também foi usada uma carreta de contra-peso na operação. Para facilitar o trabalho, o aeroporto suspendeu as decolagens e pousos às 15h57.

Até as 14h52, das 97 decolagens, 24 tinham sido canceladas e 16 estavam atrasadas. Entre os 88 pousos, eram 25 cancelamentos e 14 atrasos.

A Ocean Air Táxi Aéreo divulgou nota informando que a aeronave Learjet 55, prefixo PT-LXO, deslizou na pista quando pousava no aeroporto, e caiu de baixa altitude nas águas da Baía de Guanabara. O acidente aconteceu às 9h16.

Segundo a nota, os três tripulantes foram resgatados sem ferimentos e encaminhados para avaliação médica, com acompanhamento da empresa. A Ocean Air Táxi Aéreo diz que já iniciou as investigações para apurar o motivo do acidente.


A assessoria de imprensa da Infraero em Brasília informou que o jato já havia decolado do Aeroporto Santos Dumont, em direção ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, e teve que retornar por causa de um problema.

A Infraero, entretanto, não divulgou o que aconteceu. De acordo com a Infraero, as ações iniciais de investigação já começaram a ser executadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Inicialmente, a informação dada por bombeiros era de que o acidente havia acontecido durante a decolagem. Ainda não há informações sobre o que teria provocado o acidente.

Duas lanchas do Grupamento Marítimo (G-Mar) deram apoio à operação de resgate.

Imagens mostram avião na Baía de Guanabara logo após queda


O comandante Joel Moura, do catamarã seletivo Zeus, que faz a travessia da Baía de Guanabara entre o Rio e Niterói, e a tripulação dele, avistaram o avião da Ocean Air caído na água, na cabeceira da pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, por volta das 9h30 desta quinta-feira (12).

Eles chegaram a gravar imagens do avião caído na água. O catamarã tinha saído da Praça XV, no Rio, em direção a Charitas, em Niterói. As informações são da assessoria de comunicação das Barcas S/A.

De acordo com a Ocean Air Táxi Aéreo, o jato deslizou na pista quando pousava e caiu de baixa altitude nas águas da Baía da Guanabara. De acordo com a companhia aérea, o acidente ocorreu às 9h16.

Turbinas estavam ligadas

O comandante do catamarã, de acordo com a Barcas S/A, informou aos passageiros sobre o acidente e manobrou a embarcação em direção à aeronave, enquanto acionava o Corpo de Bombeiros e a Capitania dos Portos, com o objetivo de efetuar o socorro de possíveis vítimas.

Por questões de segurança, o catamarã precisou manter distância da aeronave, porque o avião ainda estava com as turbinas ligadas. As imagens mostram que o piloto do avião parecia estar tentando retornar à margem da cabeceira do Santos Dumont.

A Barcas S/A informou que a tripulação do catamarã se colocou a postos com boias salva-vidas para efetuar o resgate das vítimas. Antes que fosse necessário algum tipo de salvamento, uma embarcação de pequeno porte do Corpo de Bombeiros chegou ao local e deu prosseguimento ao resgate da tripulação.

Com a situação controlada, após permanecer por oito minutos no local, o comandante Joel retomou o curso da embarcação em direção à estação de Charitas. De acordo com a Barcas S/A, a viagem de volta prosseguiu normalmente.

Tripulantes não ficaram feridos

Segundo a Ocean Air Táxi Aéreo, os três tripulantes foram resgatados sem ferimentos e encaminhados para avaliação médica, com acompanhamento da empresa. A companhia diz que já iniciou as investigações para apurar o motivo do acidente.

Testemunhas afirmam que viram avião derrapar e cair na água

Duas testemunhas que viram o acidente com o avião na manhã desta quinta-feira (12) no Aeroporto Santos Dumont contaram que a aeronave chegou a pousar na pista, antes de derrapar e escapar para as pedras e para a água, na Baía de Guanabara.Três pessoas estavam dentro do avião na hora do acidente, que aconteceu por volta das 9h. Segundo a empresa dona da aeronave, a Ocean Air, os três não ficaram feridos.

Segundo Carlos Donizete, que acompanhou o trabalho do resgate, o avião caiu de lado, parecendo que o piloto tinha perdido o controle da aeronave. "Quando eu vi, já estava caindo. Nem ouvi nenhum barulho anormal, mas o avião derrapou na pista e o piloto perdeu o controle", disse ele, que trabalha na região da Praça XV.

Outra testemunha do acidente, que não quis se identificar, contou que após o avião cair na água, duas lanchas de táxi marítimo foram acionadas para auxiliar no resgate, assim como uma lancha de salvamento da Aeronáutica.

Equipes tentam tirar o avião da água. O Aeroporto Santos Dumont ficou fechado para pousos e decolagens durante cerca de uma hora, mas já foi reaberto. O modelo do avião é o Learjet 55C prefixo PT-LXO.

Xuxa iria embarcar no avião, diz assessoria da apresentadora

A apresentadora de TV Xuxa Meneghel estaria com embarque marcado para a manhã desta quarta-feira (12) no avião que se acidentou, no Aeroporto Santos Dumont. As informações são da assessoria da apresentadora, que está em contato direto com a empresa de táxi aéreo. Ainda segundo a assessoria, Xuxa aguardaria a aeronave no Aeroporto Internacional Tom Jobim, de onde embarcaria para Recife, onde vai participar do evento de moda.

Avião cai na Baía de Guanabara (Foto: Reprodução/GloboNews)

Fontes: G1- TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails