Lockheed vai preservar ferramental de produção do F-22 Raptor após encerramento da produção

Força aérea americana decide preservar ferramental de fabricação do caça F-22

A Lockheed Martin confirmou que a força aérea dos EUA, deicidiu preservar o ferramental de fabricação do F-22 Raptor, após o encerramento da fabricação do modelo em 2012.



A decisão permitirá à força aérea, a execução de reparos e de modernização dos aviões em uso e até mesmo uma eventual retomada de produção no futuro.

Caça F-22 Raptor/Foto: divulgação/Lockheed Martin

A Lockheed informou que o ferramental necessário para permitir a execução de serviços à médio prazo, serão estocados em um local específico. O ferramental necessário para uma eventual retomada de produção, ficará estocado em containeres de aço, semelhantes aos utlizados pela indústria martíma, e dotados de identificação por código de barras. A Lockheed afirma que este tipo de estocagem reduz os custos associados à estocagem em hangares convencionais.

Oficiais da força aérea não foram localizados para comentar o assunto, mas declararam previamente que a decisão de preservar o ferramental do F-22 Raptor atende à lógica de tornar possível a extensão da vida do programa, caso assim seja decidido.

Observação do editor do BGA

Esta decisão também objetiva apaziguar os senadores e deputados do Congresso americano que não receberam bem o cancelamento do programa, implementado pela administração Obama.

Caso o futuro presidente deseje reativar a produção do modelo, a preservação do ferramental tornaria esta decisão possível.

Ocorre, porém que calcula-se que a eventual retomada da produção, num intervalo de 2 anos apos sua interrupção, onere muito o preço do caça. Cálculos do DoD, indicam que dos atuais $ 173 milhões de dólares a unidade, o preço saltaria para $ 227 milhões de dólares.

Fonte: Flight International/Stephen Trimble - AIRKRANE BGA
Tradução e edição: AIRKRANE BGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails