Feras capturadas e troféus derrubados: Harrier e Jaguar em exposição no Tate Britain

Interessante exibição no Tate Britain

A artista Fiona Banner apresentou em sua mais recente exposição, esta semana, no Tate Britain, dois modelos de aviões de combate, já descomissionados: o Sea Harrier e o Sepecat Jaguar.


Banner, listada para ganhar o prêmio Turner em 2002, é mais conhecida no mundo da arte, pelos seus trabalhos chamados "wordscapes", ou seja, textos escritos à mão e/ou impressos, que recontam em suas próprias palavras, filmes completos ou sequência de eventos.

Informações no website do Tate diz que " suas transcrições pessoais, iniciadas em 1994 com o filme Top Gun, são uma amostra sobre como os eventos atuais ou imaginados são vistos quando tornados ficção e se tornam mitos".

Banner conta que o avião representa  'o oposto da linguagem', utilizada quando a comunicação falha.

Nesta exibição ela " explora a tensão entre a percepção intelectual do avião de combate e a experiência física do objeto, trazendo o corpo e a máquina a uma grande proximidade".

Suspenso no teto da Galeria Duveen, no Tate Britain, o Sea Harrier, transforma a máquina e um " pássaro cativo, suas marcas, como que tatuando sua superfície, evocando o seu apelido; o Harrier Hawk (Falcão Hawk)".



Uma carcaça de um Jaguar, exposto ao chão, sua postura, ela diz: " sugere um animal submisso. Polido e faltando partes, sua superfície funciona como um espelho , expondo a audência às suas próprias reações. O Harrier e o Jaguar, permanecem objetos ambíguos, passando a sensação de uma fera capturada e um troféu derrubado".


Banner lembra de " suas caminhadas sublimes pelas montanhas galesas", com seu pai.

Ela lembra: " De repente um avião de combate, cortava os céus, e fazia tudo estremecer. Era tão excitante,barulhento e majestoso; literalmente tirando nossa respiração. O som surgia do nada, tudo que víamos era uma sombra e em seguida o avião já não estava lá".

" Na época, os Harriers representavam a mais avançada tecnologia, contudo, para mim. eles eram como dinossauros, como animais pré-históricos, de uma era sem palavras".


Fonte: Flightglobal/Joel Foreman - Image credit © Fiona Banner, Photo: Tate Britain
Tradução: BGA/JACK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails