A Embraer ganhou um apoio de peso, que vai fortalecer a posição dos KC-390, justamente no momento em que a fabricante se aproxima de governos estrangeiros, visando estabelecer parcerias referentes ao compartilhamento de serviços e tarefas na montagem do novo avião e inclusive, encomendas para este novo jato de transporte de cargas militares que também terá uma versão tanqueira.
A Força Aérea Brasileira, na pessoa de seu comandante, Tenente-Coronel Junito Saito, assinou uma carta de intenção de compra de um lote inicial de 28 aviões KC-390s, após 2016. Um contrato, cujo valor não foi divulgado, deverá ser assinado dentro de dois anos, informou o CEO da Embraer, Sr. Frederico Fleury Curado.
A Embraer já completou uma revisão preliminar do design do projeto e resolveu aumentar a capacidade de cargas em 4.6 toneladas, declarou Orlando Ferreira Neto, vice-presidente executivo da Embraer, para o mercado de defesa.
Com uma capacidade total de carga de 23.6 toneladas, o KC-390 poderia voar 1.400 milhas náuticas, ou seja, 2.590 km.
KC-390 da Embraer/Divulgação: Embraer
A companhia está iniciando agora, uma nova fase inicial de definição dos parâmetros do projeto, que vai se estender por nove meses e espera selecionar os parceiros governamentais e industriais para a fabricação do modelo, durante esta fase.
Uma das decisões mais importantes nos próximos meses, será a escolha da motorização que a Embraer deseja que seja com potencia na faixa de 27 a 29 mil libras ( 120-129kN).
A nova carta de intenção surge 15 meses após o lançamento formal do programa. A FAB deu o chute inicial para o seu prosseguimento, ao decidir em financiar o desenvolvimento, montagem do ferramental e a construção de dois protótipos.
A Embraer prevê iniciar a produção em 2015, numa cadência de 18 a 20 aviões por ano, sendo que os primeiros aviões , entre os 28 do lote da FAB, seriam entregues em três ou quatro anos.
Fonte: FlightGlobal - Flight Daily News/Stephen Trimble
Tradução: BGA
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