A fabricante de aviões Boeing apresentou o seu projeto de nave para carregar astronautas em missões espaciais. O veículo, que tem um formato de cápsula parecido com o das naves Apollo, que levaram o homem à Lua nas décadas de 60 e 70, pode transportar até sete pessoas em viagens curtas, de até 100 km da Terra, por até sete meses.
No ano passado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou um plano de exploração espacial dá força para uma espécie de privatização das missões, com estímulo para que empresas comerciais construam, lancem e operem suas próprias naves. A Nasa (agência espacial dos EUA), então, deve usar esses veículos como "taxis espaciais", pagando cada "corrida".
CST-100 pode ir ao espaço já em 2014
A Boing recebeu R$ 32 milhões da Nasa para o projeto, que faz parte de um programa de estímulo ao desenvolvimento de naves comerciais que levem astronautas para a ISS (Estação Espacial Internacional) e outros complexos espaciais. A atual frota de ônibus espaciais usados pela agência vai ser aposentada no ano que vem, deixando os americanos sem veículos para essas viagens. Até que uma nova frota fique pronta, naves russas devem fazer esse trabalho.
De acordo com a empresa de aviação, a cápsula, chamada CST-100, pode ser lançada pela primeira vez em 2014, se houver verba suficiente.
Fontes: R7 - Agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário