Air France faz check-in de voo das 19h05 e aguarda passageiros

Com os passageiros que deveriam ter partido para Paris na noite de ontem ainda em solo, a Air France fazia normalmente o check-in do voo previsto para deixar o Rio às 19h05 de hoje.

 Durante cerca de uma hora, a reportagem acompanhou a movimentação no aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), mas não encontrou nenhum passageiro do voo cancelado tentando embarcar no avião. O voo de ontem foi remarcado para 23h de hoje.

Segundo a Air France, os 170 passageiros do voo remarcado foram acomodados em hotéis da cidade e recebem alimentação e transporte. A aeronave, que deveria ter deixado o Rio às 19h05 de ontem, acabou não saindo devido a problemas elétricos no motor. O problema foi constatado durante a inspeção técnica realizada antes do embarque.

A previsão é de que o Airbus A330-200 parta às 23h, com previsão de chegar em Paris às 15h10 de segunda-feira. O voo recebeu um novo número, 445A.

Nos últimos oito dias, esta foi a quarta vez que voos da Air France registraram problemas. Na quinta-feira (15), o voo 455, que sairia às 16h15 de Cumbica com destino a Paris, foi cancelado depois que a empresa constatou uma avaria na fuselagem do Boeing 777-200.

Na última terça (13), o voo 443, que decolou do Rio também com destino a Paris, teve que retornar ao Galeão devido a um problema no sistema de abastecimento de água dos banheiros. Antes disso, no dia 10 de julho, outro voo que ia do Rio à capital francesa foi obrigado a fazer um pouso de emergência no aeroporto de Guararapes, em Recife, devido a uma falsa ameaça de bomba.

PROBLEMA COM AS MALAS

Enquanto os passageiros que faziam o check-in para o voo das 19h05 de hoje não encontravam contratempos, o designer gráfico paranaense Marcos Crozetta, 38, completava 48 horas de espera pelas malas que deveriam ter chegado com ele no voo da Air France que aterrissou no Galeão por volta das 17h de sexta-feira.

Crozetta, que mora em Verona, na Itália, disse ter pago uma taxa de 800 euros para poder viajar com oito malas da cidade italiana até Curitiba, passando por Paris e Rio de Janeiro. Durante o voo, porém, foi informado que suas malas não tinham sido colocadas no avião.


"Quando fiz o check-in em Verona, disseram que só poderiam imprimir o bilhete até Paris, porque o sistema estava com problema. Em Paris, imprimiram outro bilhete até o Rio. Mas quando cheguei aqui, disseram que eu nem deveria estar no voo e que minhas malas não tinham vindo", afirmou.

Segundo ele, uma funcionária da companhia ainda tentou convencê-lo a pegar a conexão para Curitiba, marcada para 20h do dia 16. Ele não quis embarcar, com medo de que sua bagagem ficasse perdida ao chegar no Rio. "Todo o meu material de trabalho está lá", disse.

Segundo ele, a companhia não lhe ofereceu hospedagem nem transporte. "Só me deram uma camiseta e um estojo com escova de dentes", reclama o designer, que passou as duas noites em um hotel, mas os dias inteiros no aeroporto, à espera das aeronaves que chegam de Paris. "Estou que nem o Tom Hanks naquele filme ['O Terminal'], morando no aeroporto", disse.

Até as 17h30 de ontem, ele tinha recuperado apenas uma das oito malas. "Ela ainda chegou toda quebrada, sem rodas e sem identificação."

O paranaense disse já ter registrado queixa na Anac e afirmou que irá recorrer à Justiça quando chegar em Curitiba. 

Passageiros reclamam do tratamento da Air France

Passageiros que não puderam embarcar no voo 445 da Air France ontem, cancelado devido a problemas eletrônicos constatados durante inspeção técnica da aeronave, reclamaram do atendimento dispensado pela companhia. Alguns também estavam receosos de embarcar no novo voo, remarcado para as 23h de hoje --28 horas depois do horário inicialmente previsto.

A estudante francesa Stephanie Ledesma, 15, que veio ao Brasil acompanhada da mãe brasileira, reclamou da falta de informações.

"A gente nem estava sabendo que o voo tinha sido remarcado", disse ela, que optou por não ir ao hotel oferecido pela companhia e só ficou sabendo do novo horário de partida ao chegar no aeroporto em busca de informações, no fim da tarde de ontem. "Agora estamos com medo de embarcar, porque não sabemos qual foi o problema", afirmou.

A analista de sistemas Olga Costa, 48, queixou-se da falta de preparo dos atendentes. Ela contou que teve a chance de voar por outra companhia aérea ainda na noite de ontem, mas não conseguiu devido à demora dos funcionários da Air France para endossar o bilhete.

"Primeiro, não conseguia encontrar ninguém, e, quando encontrei, sumiram com o meu bilhete. Quando apareceram de novo, o outro voo já estava fechado", disse.

Por causa do cancelamento, ela vai perder uma reunião de trabalho na manhã desta segunda-feira em Paris. "Como vou estar voando, não vou poder nem participar por telefone."

Em nota divulgada hoje, a Air France afirmou que os 170 passageiros do voo cancelado na noite de sábado "foram informados sobre a reprogramação do voo antes do embarque e receberam da Air France toda a assistência, como hospedagem, traslados, refeições e ligações telefônicas". A companhia pediu desculpas pelos inconvenientes causados aos passageiros.


Fonte: FOLHA

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