Alex vira primeiro furacão de 2010 no Atlântico e avança rumo ao México

A tormenta Alex se transformou em furacão no fim da noite desta terça-feira, o primeiro da temporada 2010 no oceano Atlântico, informou o Centro Americano de Furacões (NHC), com sede em Miami (EUA). 

  Foto do furacao Alex, tirada às 02:45 de Brasília.

Na manhã desta quarta-feira, o furacão passava pelo golfo do México e deve chegar até o fim da noite em terra, na zona entre o México e o sul do Estado americano do Texas.


"Os ventos máximos firmes são de 120 km/h, com rajadas mais fortes", destaca o NHC em seu último relatório. "Está previsto que ganhará mais força antes de tocar a terra na noite de quarta-feira".

Alex, agora como furacão de categoria 1, é o primeiro furacão a aparecer em junho no Atlântico, desde 1995, segundo o NHC.

Barreiras tentam contem mar agitado em Lousiana, nos EUA, pela aproximação do furacão Alex/Patrick Semansky/AP

Ele segue para oeste e, se mantiver esta direção, evitará a zona do desastre ambiental provocado pelo vazamento de petróleo no golfo do México. Mesmo sem passar pela zona da maré negra, a aproximação de Alex já prejudica os trabalhos de limpeza.

Os moradores do sul do Texas já se preparam para a chegada de Alex há dias, fortalecendo janelas e portas de suas casas e empresas e estocando alimentos e suprimentos essenciais. Segundo a previsão dos meteorologistas, contudo, os ventos do furacão não devem atingir de maneira grave o Estado.

Sua chegada em terra deve acontecer na cidade mexicana de Matamoros, a cerca de 160 km ao sul de Brownsville. Neste momento, Alex deve ter ventos de 145 km/h, embora não deva chegar as categorias mais altas de furacão.

O taxista de Matamoros Alfonso Lopez disse estar preocupado que as pessoas esperem até o último minuto para se preparar para o furacão. "Muitas pessoas confiam demais que os ventos não trarão grandes prejuízos ou que vai mudar sua rota".

No Condado de Cameron, uma das áreas mais pobres da fronteira sul do Texas, o prefeito de Brownsville Pat Ahumada disse querer esperar para declarar estado de emergência, já que não quer pagar extra para os funcionários antes do necessário.

De qualquer forma, um alerta de furacão foi emitido para a costa do Texas, ao sul da Baía de Baffin até o Rio Grande, e na costa do México até Cabo Rojo, ao sul do porto de Tampico. O México fechou no domingo (27) seus portos de Dos Bocas e Cayo Arcas --responsáveis por 80% da exportação de petróleo do país.

A temporada de furacões do Atlântico vai de 1º de junho a 30 de novembro e meteorologistas preveem uma temporada ativa este ano.

Fonte: FOLHA- Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails