Vulcão fecha aeroportos em 7 países europeus

Nuvem de cinzas lançada na Islândia leva ao cancelamento de mais de 1,5 mil voos no sul do continente e traz de volta o temor do caos aéreo de abril


FRANKFURT - Uma nuvem de cinzas lançada pelo vulcão islandês Eyjafjallajökull voltou a interromper no fim de semana pelo menos 500 voos na Espanha, Portugal, Itália, Escócia, Irlanda, Alemanha e Áustria, trazendo de volta o temor do caos aéreo que tomou conta da Europa em abril, quando mais de 100 mil voos deixaram de operar, prejudicando 8 milhões de passageiros e causando perdas de US$ 3,1 bilhões para o setor.

Em Bruxelas, autoridades aeroviárias esperavam que 24 mil voos fossem registrados ontem no espaço aéreo europeu, uma queda de 4% para a média registrada em anos anteriores no mesmo período. No sábado, pelo menos 900 voos foram cancelados na Espanha e 125 em Portugal.

Os aeroportos da Itália que foram fechados no período da manhã de ontem, a maioria no norte do país , voltaram a operar de tarde. A Espanha também reabriu sete aeroportos, mas o governo disse que vai monitorar o deslocamento das cinzas sobre o continente europeu para decidir sobre novos cancelamentos ou desvios de rota.

Na França, pelo menos 30 voos que partiriam de Paris para aeroportos de países localizados no sul da Europa foram cancelados, mas o espaço aéreo francês permaneceu aberto ao longo do dia.

Grave risco. 

As cinzas expelidas pelo vulcão islandês são abrasivas e podem danificar ou paralisar o funcionamento dos motores das aeronaves. Equipamentos eletrônicos de navegação aérea também podem ser afetados.

No aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, o voo 184 da companhia aérea TAP que partiria para a cidade portuguesa do Porto, às 18h45, foi cancelado. A Infraero informou que não houve cancelamento de voos que partiram ontem de São Paulo para a Europa.

Fontes: O ESTADO - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails