Um novo documento postado pela Embraer , demonstra a importância que o projeto KC-390 tem para a fabricante brasileira e revela algumas mudanças no design da aeronave em comparação com o design previamente apresentado. Ao mesmo tempo, o documento estabelece prazos para a realização do projeto.
A programação datada de março de 2010, revela que o programa está em passo acelerado e aproximando-se da conclusão da fase de design preliminar, talvez já em junho e promessa de capacidade operacional dentro de 5 anos.
A fase de design preliminar será seguida por uma fase de definição inicial que poderá durar 1 ano, período durante o qual serão feitos testes em túnel de vento. Cálculos de peso e resistência da estrutura também serão efetuados nesta fase.
Uma segunda fase de definição de 1 ano, foi agendada para começar lá pela metade de 2011, e em seguida, serão feitas novas reavaliações do design, no começo de 2012.
A Embraer espera já ter consolidado nos próximos dois meses, uma cadeia de suprimentos e assim, durante esta fase em 2012, espera iniciar o desenvolvimento do ferramental e a liberar os desenhos de engenharia do novo avião.
No segundo semestre de 2012, o projeto do KC-390, entrará em uma fase detalhada de aprimoramento do design e de certificação, o que consumirá quatro anos de trabalho. Portanto, no início de 2013, a Embraer fará uma revisão crítica do projeto, permitindo-se assim que a fabricante decida-se pelo design final. O primeiro protótipo deverá estar pronto no fim de 2014 e o segundo, logo no início de 2015.
O projeto KC-390, foi formalmente lançado em abril de 2007. Dois anos depois, a Força Aérea Brasileira, assinou um contrato para o lançamento oficial do programa, que visa subistituir os velhos Lockheed Martin C-130s de seu inventário.
Até agora, a Embraer desenvolveu um mock-up do compartimento de cargas do KC-390, visando efetuar checagens volumétricas, informou a companhia.
O projeto da aeronove prevê que ela poderá transportar 19 toneladas de carga, com uma autonomia até 2.685 Km ( 1,450 nm ).
Um slide contendo 3 fotos foi incluido no Breifing, e mostra como a configuração tem se alterado. Uma imagem anterior, divulgada em shows aeronáuticos, mostrava um avião um pouco menor.
A envergadura das asas aumentou de 33.9m (110ft) para 35 m e o comprimento de 33.4m para 33.9m. A altura da calda em T diminuiu de 11.4m para 10.7m ( fotos do design anterior, abaixo). O tamanho da área de carga não foi informado no novo brienfing, mas constava ser de 3.35 m de larguara e 2.9m de altura.
KC-390 design antigo/Embraer divulgação
A Embraer prevê que somente no mercado de substituição dos C-130s, haveria um mercado potencial de 700 aeronaves para o KC-390, ou seja, um mercado no valor de US$ 50 bilhões de dólares. Ao mesmo tempo, o novo avião dará à Embraer nova capacitação em design, pois o mdelo contará com uma rampa traseira de carga; certificação militar no segmento transporte e capacidade de reabastecimento em voo.
A apresentação da Embraer, informa que o programa está sendo conduzido dentro do prazo e que os parceiros mais importantes já estariam sendo selecionados.
Fonte: FlightGlobal/Stephen Trimble
Tradução: BGA/Jack


Nenhum comentário:
Postar um comentário