Atividade no Eyjafjallajökull, na Islândia, aumentou nos últimos dias. Não há indícios de que erupção esteja se extinguindo, anlisam especialistas.
Passageiro dorme no saguão do aeroporto de Belfast nesta terça-feira (4). (Foto: AP)
A atividade do vulcão da geleira Eyjafjallajökull registrou um aumento na emissão de cinzas vulcânicas nos últimos dias, informou nesta terça-feira (4) o Instituto Meteorológico da Islândia.
O relatório das autoridades constatou que a nuvem aumentou em tamanho e em concentração, e há uma mudança na direção do vento - do norte ao sul e sudeste -, provocando o fechamento do espaço aéreo da República da Irlanda e também da Irlanda do Norte.
O aumento da atividade do Eyjafjallajökull pode ter sido causado pela interação entre gelo e lava na ponta da geleira ou por mudanças no canal vulcânico, de acordo com os especialistas islandeses
O nível de água no rio Markarfljót, cujas cheias provocaram a retirada de parte da população local há semanas, voltou a subir nas últimas horas.
Os especialistas destacaram ainda que não há indícios de que a erupção esteja se extinguindo.
O Eyjafjallajökull entrou em erupção no último dia 14 de abril, e a grande quantidade de cinza vulcânica que lançou na atmosfera provocou um caos aéreos sem precedentes na Europa, durante uma semana.
Fontes: G1- Agências

 
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário