Ex-membro da Força Aérea diz ter bomba a bordo e causa pânico em voo nos EUA

Derek Stansberry forçou avião a mudar rota da Delta entre Paris e Atlanta

Bangor, Maine, EUA/ Reprodução CNN

Uma ameaça de bomba a bordo de um voo da Delta Airlines entre Paris e Atlanta causou pânico e um pouso forçado no aeroporto de Bangor, no Maine (EUA), na noite desta terça-feira (28).

O ex-oficial da Força Aérea americana Derek Stansberry, de 26 anos, seria o homem preso sob a acusação de ser o autor das ameaças de explosão da aeronave A330 da companhia americana.

A Delta Airlines divulgou um comunicado alegando que o pouso e a mudança de rota foram causados por um “passageiro inconveniente”. Os policiais federais que fizeram a prisão divulgaram que o passageiro detido viajava com documentos e explosivos falsos em sua bagagem. O voo 273 da empresa levava 235 passageiros e 13 funcionários da companhia.

Segundo informações da rede CNN, o ex-oficial da Força Aérea estava sentado no fundo do avião e não resistiu à prisão. Em seguida, os comissários mandaram todos os passageiros irem para a parte da frente do avião, onde esperaram por cerca de três horas até poderem sair da aeronave.

Derek Stansberry acabou preso e foi levado para interrogatório em seguida. De acordo com o pai do acusado, Richard Stansberry, o incidente foi uma surpresa, já que o filho nunca criou problemas antes.

Derek Stansberry serviu durante quatro anos antes de sair da Força Aérea, no ano passado, para trabalhar no setor privado. Em declarações à Associated Press, a porta-voz da Força Aérea, Linda Pepin, declarou que o homem pertencia a um setor de inteligência durante o período em que serviu à área militar.

Os passageiros serão levados do Maine para Atlanta, onde seria o seu destino final, na manhã desta quarta-feira (28).

Imagem de vídeo da TV local mostra o voo da Delta Airlines que vinha de Paris e teve de fazer um pouso de emergência nesta terça-feira (27) em Bangor, no estado do Maine. (Foto: AP)

Mais Informações

Segundo as fontes, que falaram à Associated Press em condição de anonimato porque a investigação está em curso, o passaporte do suspeito aparentemente era verdadeiro.

Havia 235 passageiros e 13 tripulantes a bordo do voo 273 da Delta Airlines, que pousou em segurança no aeroporto internacional de Bangor, segundo Susan Elliott, porta-voz da Delta.

A Administração de Segurança nos Transportes disse que o passageiro estava sendo interrogado por autoridades. Segundo Elliott, o Airbus A330 cotinuava em solo em Bangor, mas a companhia pretendia continuar o trajeto até Atlanta.

O aeroporto de Bangor --o principal para aterrissagem de voos vindos da Europa-- é um destino comum em caso de desvios de voo. Tripulantes usam o aeroporto com frequência em caso de falhas mecânicas, emergências médicas ou problemas com passageiros.

Em fevereiro deste ano, um avião da companhia americana United Airlines, com 193 passageiros e seis tripulantes a bordo, foi forçado a aterrissar no aeroporto de Salt Lake City, no Estado americano de Utah, depois de receber um alerta de segurança. O motivo não foi revelado, mas a mídia local relatou que um bilhete com ameaça de bomba foi achado.

Em janeiro deste ano, um judeu ortodoxo que orava com amuletos tradicionais foi preso na Filadélfia após um alerta de bomba a bordo de um avião que fazia o voo da US Airways entre Nova York e Louisville (Kentucky). Ele foi confundido com um terrorista pelos passageiros.


Fontes: R7 - FOLHA - G1 - CNN  - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails