Sukhoi SuperJet 100 completa testes em temperaturas baixas

O 4º protótipo do Sukhoi SuperJet 100 finalizou os testes de baixas temperaturas realizadas na cidade de Yakutsk. (Foto: Joker)



O 4° protótipo da aeronave comercial Sukhoi Superjet 100 (SN 95004) completou os testes em temperatura baixa realizados em Yakutsk e retornou para a base dos testes de voo da Sukhoi Civil Aircraft Company em Zhukovsky. Yakutsk é o sexto aeroporto regional na Rússia e na Comunidade dos Estados Independentes, onde o SSJ100 já efetuou seus testes durante o programa proposto para certificação. Os testes começaram no dia 25 de fevereiro.

A aeronave SSJ 100 enfrentou temperatura de até -41°C.

A quarta aeronave do Sukhoi SuperJet 100 já retornou para sede da Sukhoi em Zhukovsky.

O aeroporto de Yakutsk foi o local escolhido para executar os procedimentos de acionamento dos motores após um período longo parado de até 17 horas – enquanto o jato era exposto a temperaturas que chegavam a -41°C – com uma verificação dos sistemas da aeronave, após o acionamento da APU e então o acionamento dos motores.

A equipe acompanhou todos procedimentos de acionamento dos motores após longas horas parado em temperaturas baixas.

Nesses procedimentos diversos equipamentos padrões de serviço no solo eram utilizados. Após o aquecimento completo, um total de 7 testes de voos, atribuídos a esse lote de avaliaçãoes, foram efetuados, demonstrando a tranquila operação de todos sistemas embarcados após a aeronave ficar em temperaturas baixas por muito tempo. A equipe da Sukhoi também avaliou a influência de períodos curtos parados e a disponibilidade da aeronave para a próxima decolagem.

O painel do novo Sukhoi SuperJet 100 não apresentou nenhum mal funcionamento durante os testes em tempraturas baixas.

O lote de avaliações operacionais em temperaturas baixas foram efetuadas para apoiar as operações da aeronave nos voos regulares, demonstrando a disponibilidade para operar em temperaturas de até -41°C sem equipamento especila o procedimentos específicos envolvidos. Finalmente, após receber o certificado do tipo, testes adicionais serão realizados para aumentar os limites de temperatura operacionais.

Fonte: Sukhoi Civil Aircraft Company – Tradução: Cavok

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails