EASA preocupada com os problemas dos motores Trent
O órgão regulatório europeu identificou outro potencial incidente de congelamento de motores, envolvendo um A330 com motores Rolls-Royce, e já recomendou medidas de precaução focadas em melhorar a não formação de gelo nos motores.
Durante a decolagem, o motor direito do A330 (cuja empresa não foi revelada) sofreu uma perda temporária de potência, disparando um alarme de "estol do motor", que logo desapareceu.
As investigações mostraram que o fluxo de combustível para o motor estava restringida, mas também descobriu-se que o motor esquerdo sofreu queda similar, logo a seguir. A falha no esquerdo não foi suficientemente grande para disparar os alarmes e só foi detectada na análise posterior.
No momento do acontecido, os pilotos seguiram o procedimento padrão e, poucos instantes depois os motores já operavam normalmente, seguindo o vôo como planejado.
E daí? Pois bem, a EASA acredita que a interrupção parcial do fluxo de combustível foi causada pela formação de gelo; e esse tipo de acontecimento está brilhando nos radares do órgão desde o incidente com um 777 da British Airways, em janeiro de 2008, que perdeu os dois motores e fez um pouso forçado em Heathrow.
Problemas com gelo nos motores Trent também são suspeitos de uma perda de motor de um 777 da Delta e uma arremetida de um A330 da Etihad Airways.
Fonte: AEROBLOG - JetSite - Photo by: BBN (Ilustrativa).
Boa Noite. Por Favor Coloque a fonte correta, pois você pegou esta e algumas outras postagens antigas no Aeroblog.
ResponderExcluirSabe como sei disso? O Google informou.
Obrigado.
Lisarb (Aeroblog).
Corrigida a inclusão da fonte. Na verdade, um lapso de minha parte.
ResponderExcluirDe qualquer forma, decidi que eventuais matérias dos blogs dos camaradas, o BGA agora criará um link direto à blog dos mesmos.