Problemas com formação de gelo nos Rolls-Royce Trent

EASA preocupada com os problemas dos motores Trent

O órgão regulatório europeu identificou outro potencial incidente de congelamento de motores, envolvendo um A330 com motores Rolls-Royce, e já recomendou medidas de precaução focadas em melhorar a não formação de gelo nos motores.

Durante a decolagem, o motor direito do A330 (cuja empresa não foi revelada) sofreu uma perda temporária de potência, disparando um alarme de "estol do motor", que logo desapareceu.

As investigações mostraram que o fluxo de combustível para o motor estava restringida, mas também descobriu-se que o motor esquerdo sofreu queda similar, logo a seguir. A falha no esquerdo não foi suficientemente grande para disparar os alarmes e só foi detectada na análise posterior.



No momento do acontecido, os pilotos seguiram o procedimento padrão e, poucos instantes depois os motores já operavam normalmente, seguindo o vôo como planejado.

E daí? Pois bem, a EASA acredita que a interrupção parcial do fluxo de combustível foi causada pela formação de gelo; e esse tipo de acontecimento está brilhando nos radares do órgão desde o incidente com um 777 da British Airways, em janeiro de 2008, que perdeu os dois motores e fez um pouso forçado em Heathrow.

Problemas com gelo nos motores Trent também são suspeitos de uma perda de motor de um 777 da Delta e uma arremetida de um A330 da Etihad Airways.

Fonte:  AEROBLOG - JetSite - Photo by: BBN (Ilustrativa).

2 comentários:

  1. Boa Noite. Por Favor Coloque a fonte correta, pois você pegou esta e algumas outras postagens antigas no Aeroblog.

    Sabe como sei disso? O Google informou.

    Obrigado.

    Lisarb (Aeroblog).

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  2. Corrigida a inclusão da fonte. Na verdade, um lapso de minha parte.

    De qualquer forma, decidi que eventuais matérias dos blogs dos camaradas, o BGA agora criará um link direto à blog dos mesmos.

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