Aeronáutica e Polícia Científica iniciam perícia de helicóptero que caiu em SP
Peritos da Aeronáutica e da Polícia Científica estão examinando o que restou do helicóptero da Rede Record que caiu na manhã desta quarta-feira (10), na Zona Oeste de São Paulo.
Representantes dos fabricantes da aeronave foram ao Jockey Club de São Paulo voluntariamente para acompanhar o trabalho da Polícia Civil e da Aeronáutica. O helicóptero da Rede Globo registrou a queda da aeronave às 7h20.
A aeronave girou várias vezes antes de atingir o chão. O piloto Rafael Delgado Sobrinho, de 45 anos, morreu na hora. O cinegrafista Alexandre da Silva Moura, de 36 anos, teve múltiplas fraturas, hemorragia cerebral e está em coma induzido. O estado de Moura é considerado grave.
Acidente com helicóptero da Record é o terceiro em 41 dias em SP, diz FAB
O acidente com um helicóptero da TV Record, na manhã desta quarta-feira (10) no Jockey Clube, em São Paulo, foi o terceiro envolvendo este tipo de aeronave na capital paulista em 2010, de acordo com informações da Força Aérea Brasileira (FAB).
O número é o equivalente a um sexto do total de acidentes – 18 – com helicópteros em todo o Brasil em 2009. “Estamos em uma curva ascendente de acidentes com helicóptero no país. É uma preocupação que já vem de alguns anos”, disse o tenente-coronel Henry Munhoz, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica em entrevista ao G1.
Segundo o oficial, além de um acidente ocorrido na Rodovia Anchieta no dia 26 de janeiro, houve outra queda no Campo de Marte neste ano. Nos dois casos, não houve mortes.
Com cerca de 40% da frota de helicópteros do Brasil e o maior tráfego aéreo da América Latina, São Paulo é observada atentamente pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que organiza ações de prevenção com pilotos e controladores. Além das centenas de aeronaves da capital, a cidade recebe um fluxo de veículos de outras cidades e estados.
‘Helicópteros são como motoboys’
Para garantir a segurança no tráfego aéreo, é preciso, segundo Munhoz, equilibrar os movimentos dos aviões de grande e pequeno porte com os dos helicópteros. “Dá para fazer um paralelo com o trânsito. Os helicópteros são como motoboys, e os aviões, como os carros”, compara o coronel.
No céu de São Paulo, há corredores específicos para a circulação de helicópteros nas regiões menos povoadas, como sobre as marginais e redes ferroviárias, explica o oficial: “Esses locais são estrategicamente estabelecidos para que, em caso de emergência, os helicópteros possam fazer pousos que comprometam menos as pessoas”.
As aeronaves só saem desses corredores quando se dirigem para o local de pouso. Para manter a ordem dessas operações, há um controle por radar, feito a partir do Aeroporto de Congonhas. Antes de cair sobre o gramado do Jockey Clube, o helicóptero da Record fez contato por rádio informando a emergência.
Principal fator de acidentes é perda de controle
Cada vez que ocorre um acidente com um helicóptero, o Serviço Regional de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) entra em ação para esclarecer os motivos da queda.
De acordo com o tenente-coronel Henry, são três os principais fatores que contribuem para os acidentes no país: perda de controle em voo (apontado em 30% dos casos nos últimos 10 anos), colisão com obstáculo (27%) e falha no motor (22%).
Segundo o tenente-coronel Ricardo Beltran Crespo, comandante do Seripa 4, em São Paulo, as principais hipóteses para o acidente desta quarta-feira são falha técnica ou falha humana.
“Em princípio, vamos investigar a hipótese de perda de controle por falha de comando de voo ou falha do motor. Aquela fumaça que saiu do helicóptero pode ter algo a ver com algum problema técnico. Tudo indica que o piloto ainda tentou fazer um pouso forçado após a falha”, disse Crespo, por telefone, ao G1. O piloto teria relatado uma pane no rotor de cauda.
Anac diz que vistoria e documentos estavam em ordem
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou nesta quarta-feira (10) que o helicóptero Águia Dourada, da TV Record, estava com a vistoria em dia e a última manutenção foi feita em 24 de agosto de 2009. A aeronave modelo Esquilo prefixo PT-YRE caiu por volta de 7h20 no gramado do Jockey Club, na zona sul de São Paulo, depois de sobrevoar a cidade para uma reportagem.
O piloto Rafael Delgado Sobrinho, 45, morreu e o cinegrafista Alexandre da Silva Moura, conhecido como “Borracha”, está em coma. De acordo com a agência, a habilitação do piloto também estava regular.
À esquerda, o piloto Rafael Delgado Sobrinho, e à direita o cinegrafista, Alexandre Silva de Moura
A Aeronáutica já iniciou uma investigação para determinar as causas da queda. Uma equipe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foi deslocada para o local do acidente. Estão sendo coletados dados, testemunhos, filmagens e áudios, como o diálogo do piloto com outras aeronaves e com a torre de controle do aeroporto de Congonhas.
No entanto, não há um prazo para a conclusão das investigações, que ocorrem em sigilo. O relatório final deve ser encaminhado à Anac, que é responsável pela fiscalização das aeronaves. “Não estamos buscando culpados, mas dados para tornar a aviação mais segura”, informou a assessoria de comunicação da Aeronáutica.
De acordo com a Anac, os helicópteros devem passar por vistoria em oficina credenciada uma vez por ano.
Problema na cauda
Para o tentente-coronel-aviador da reserva Ruy Flemming, instrutor e especialista em segurança de voo, as imagens captadas pela TV Globo da queda do helicóptero indicam que houve um problema na cauda da aeronave. “Ele girou e caiu. Isso mostra que o piloto não tinha o controle da cauda. Mas é impossível dizer agora, sem uma investigação, porque ele perdeu o controle da aeronave”, explicou.
Em 2005, o repórter aéreo da rádio Eldorado Geraldo Nunes também sofreu um acidente parecido. O helicóptero em que estava sobrevoava a marginal Pinheiros, durante reportagem sobre o trânsito da cidade, quando tombou na pista.
Na opinião de Flemming, não é possível relacionar os acidentes, mas aeronaves usadas para esse tipo de trabalho estão sujeitas a um desgaste mais rápido. “A manutenção de uma aeronave é diferente da de um carro, por exemplo. No carro, a gente troca a correia quando ela arrebenta. No helicóptero, é preciso trocar sempre que a peça atinge um determinado tempo de voo. Isso nas aeronaves com muito tempo de voo acontece mais rápidamente”.
Em nota, a Rede Record afirmou que "a aeronave estava operando normalmente, atendendo a todos os telejornais da manhã, em sobrevoo pela cidade de São Paulo, quando a equipe relatou dificuldades. Em seguida perdemos o contato com o aparelho."
"Neste momento, nossa preocupação é confortar e oferecer toda a assistência às famílias dos colegas diante desta fatalidade. A Rede Record está empenhada junto com as autoridades para esclarecer as causas deste acidente", diz o texto.
Fontes: Fabiana Uchinaka (UOL Notícias)Mirella Nascimento (G1) - Foto: Filipe Araújo/AE
Nenhum comentário:
Postar um comentário