Comandante da TV Globo foi o primeiro a chegar a local do acidente.
Aeronave caiu na manhã desta quarta no Jockey Club de SP (Foto: Filipe Araújo/AE)
Uma pane no rotor de cauda e uma tentativa frustrada de fazer um pouso de emergência. O piloto do Globocop Dato de Oliveira acompanhou de perto a queda do helicóptero da TV Record, na manhã desta quarta-feira (10), no Jockey Club de São Paulo, e foi o primeiro a ajudar no socorro às duas vítimas. Uma delas, o piloto Rafael Delgado Sobrinho, de 45 anos, morreu no acidente.
Oliveira e o piloto da aeronave da Globo voavam lado a lado, capturando imagens de uma assalto a banco na Avenida Morumbi, Zona Sul de São Paulo. Sobrinho chamou Oliveira por rádio e informou que o painel acusava uma pane no rotor de cauda. O piloto da Record optou por tentar fazer um pouso de emergência no Jockey Club.
Investigações
A Aeronáutica vai usar as imagens da queda do helicóptero para saber quais foram as causas do acidente. Segundo o tenente coronel Ricardo Beltran Crespo, comandante do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), em São Paulo, as principais hipóteses para o acidente são falha técnica ou falha humana.
“Aquela fumaça que saiu do helicóptero pode ter algo a ver com algum problema técnico. Tudo indica que o piloto ainda tentou fazer um pouso forçado após a falha”, disse Crespo ao G1. As investigações podem levar até um ano.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, o helicóptero que caiu era do modelo AS-350BA, de fabricação da Eurocopter France. A aeronave comportava até cinco passageiros e suportava voar com até duas toneladas. O helicóptero estava devidamente certificado e inspecionado.
Rede Record lamenta em nota acidente com aeronave
No final da manhã desta quarta-feira (10), a Rede Record emitiu comunicado lamentando a morte do piloto Rafael Delgado Sobrinho e os ferimentos do cinegrafista Alexandre “Borracha” no acidente com o helicóptero “Águia Dourada” da TV.
Veja abaixo a integra da nota emitida pela rede:
“A Rede Record vem a público lamentar o acidente com o helicóptero modelo Esquilo prefixo PT - YRE ocorrido nesta manhã.
Estavam na aeronave o piloto Rafael Delgado Sobrinho e o operador de câmera Alexandre da Silva Moura, conhecido pelos colegas como “Borracha”.
Neste momento, nossa preocupação é confortar e oferecer toda a assistência às famílias dos colegas diante desta fatalidade.
Rafael, de 45 anos, não resistiu ao acidente e faleceu. Alexandre, 36 anos, está internado. Os dois são funcionários da Rede Record.
A aeronave estava operando normalmente, atendendo a todos os telejornais da manhã, em sobrevoo pela cidade de São Paulo, quando a equipe relatou dificuldades. Em seguida perdemos o contato com o aparelho.
A Rede Record está empenhada junto com as autoridades para esclarecer as causas deste acidente.”
Mais Fotos
Fontes: G1- TV Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário