Greve de controladores aéreos afeta voos e aeroportos em Paris

Voos devem sofrer cancelamentos nesta quarta (24), alertam autoridades. Sindicatos temem que reformas para modernização provoquem demissões.

Os voos médios e longos procedentes de Paris, na França, devem sofrer cancelamentos na quarta-feira (24) por causa de uma greve de controladores de tráfego aéreo que entrará em seu segundo dia, alertaram as autoridades do setor nesta terça-feira (23).



A Direção Geral da Aviação Civil disse ter pedido aos operadores que cancelem 25% das decolagens no Aeroporto Charles de Gaulle e metade no de Paris-Orly.

A Air France previu que irá operar 100% dos seus voos de longa distância, mas só 75% dos voos domésticos e europeus com origem no Charles de Gaulle e apenas 50% dos voos com início em Paris-Orly.

Os sindicatos convocaram uma greve de cinco dias a partir desta terça-feira para protestar contra um acordo de modernização do controle de tráfego aéreo, assinado por Alemanha, Bélgica, França, Luxemburgo, Holanda e Suíça. Os sindicatos temem que as reformas provoquem demissões.

A previsão é de transtornos no serviço aéreo até a manhã de sábado.

Famílias com filhos que esperavam informações nos aeroportos parisienses reagiram com irritação, afirmando a redes locais de televisão que se sentiam reféns em uma disputa trabalhista.

Os sindicatos franceses protestam também contra reduções orçamentárias previstas para 2010 e 2011, como parte de um esforço mais amplo do governo para cortar gastos públicos.

Fontes: G1 - TV Globo - Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails