A FedEx Express doou seus serviços logísticos para transportar dois pandas gigantes dos Estados Unidos para a China,em 4 de fevereiro.
Trabalhando em conjunto com o Zoológico Nacional Smithsonian, de Washington, e o Zoológico de Atlanta, a FedEx Express levou os pandas em um voo sem escalas do Aeroporto Internacional Dulles, em Washington, para Chengdu, na China.
Tai Shan (foto mais acima), um panda macho de 4 ½ anos, nascido no Zoológico Nacional, e Mei Lan (foto logo acima), uma panda fêmea de 3 anos, nascida no Zoológico de Atlanta, viajaram a bordo do “FedEx Panda Express”, o avião cargueiro 777 Freighter (777F), prefixo N850FD, customizado para a missão (fotos abaixo).
Atualmente, ambientalistas estimam que somente 1.600 pandas ainda vivam em florestas. Tanto Tai Shan quanto Mei Lan fazem parte de programas globais de conservação de pandas gigantes.
A FedEx Express levou Mei Lan de Atlanta para a capital Washington, onde junto com Tai Shan, foi preparada para o voo transatlântico. A bordo da aeronave 777F – que é exclusiva para a jornada dos pandas - Tai Shan e Mei Lan viajaramm em dois contêineres de transporte feitos sob medida, fornecidos pela FedEx Express. Os pandas deixaram Washington no final desta manhã e chegarão a Chengdu no final da tarde desta sexta-feira (5), aproximadamente 14 ½ horas entre a decolagem e a aterrissagem.
O voo dos pandas será o mais curto possível, como resultado da eficiência em combustível da aeronave 777F, o maior avião de cargas bi-jato do mundo, a mais recente aquisição para a frota global da FedEx. No início de janeiro de 2010, a FedEx lançou o serviço internacional com o 777F, com uma conexão direta entre Xangai e os EUA.
Além de doar todo o transporte aéreo necessário, a FedEx Express também ofereceu apoio logístico terrestre em Washington e Atlanta. Em ambas as cidades, caravanas de veículos da FedEx levaram os pandas para o aeroporto (fotos abaixo). Autoridades policiais locais estiveram a postos para garantir um percurso tranquilo aos pandas. Os pilotos e motoristas da FedEx, selecionados para transportar os pandas, são alguns dos membros mais experientes da companhia.
A FedEx Express, o Zoológico Nacional, o Zoológico de Atlanta e os organizadores chineses em Chengdu trabalharam em parceria para garantir que todas as precauções necessárias fossem tomadas para proporcionar um voo seguro e confortável para os pandas. Especialistas em saúde animal de ambos os zoológicos receberam privilégios especiais de voo, para que pudessem acompanhar os pandas a bordo da aeronave.
Após a chegada em Chengdu, Tai Shan será recebido pela Associação Chinesa de Conservação da Vida Selvagem, e a Associação Chinesa de Jardins Zoológicos cuidará de Mei Lan. Tai Shan residirá na Reserva de Wolong, do Centro de Conservação e Pesquisa da China, em Sichuan, na China, e Mei Lan residirá na Base de Pesquisas e Criação de Pandas Gigantes de Chengdu.
Em virtude de regulamentações de segurança, a partida e a chegada de ambos os pandas foram fechadas ao público em geral.
Fontes: Aviação Brasil / EFE / FedEx / Flightglobal.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário