Demanda por voos domésticos em janeiro cresceu 31.6% na comparação com 2009

Demanda doméstica teve forte aceleração

A demanda pelos voos domésticos em janeiro cresceu 31,6%, em comparação ao mesmo mês de 2009, e 13,07% nos voos internacionais realizados por companhias brasileiras, segundo os Dados Comparativos Avançados publicados nesta quarta-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Janeiro, por ser um mês de férias e de maior volume de fretamentos, leva ao aumento no volume de passageiros transportados, explica o analista Paulo Bittencourt Sampaio.

- O consumidor perdeu o medo de investir em viagens, passada a crise, e voltou a viajar. A previsão é que fevereiro apresente também excelentes resultados no que diz respeito à demanda de passageiros no mercado doméstico e também no internacional - avalia o especialista.

Pelos dados da Anac, desde julho de 2009 o setor tem apresentado crescimento expressivo no mercado doméstico, com alta de 26% em julho, 22% em agosto, 30% em setembro, 42% em outubro, 38% em novembro e 37,7% em dezembro do ano passado.

Entre as companhias aéreas com melhores desempenhos em janeiro, mais uma vez o destaque é a TAM , que mantém a liderança do mercado com 42,8% de participação, seguida pela Gol (40,9%). As empresas de menor porte já respondem por 16,1% do mercado doméstico, com destaque para a Webjet (6,68%), a Azul (4,99%), OceanAir (2,2%) e a Trip (1,64%). A ocupação manteve-se alta no mercado doméstico no mês de janeiro, com 77,5%.

Nos voos internacionais, a ocupação nas empresas brasileiras foi ainda maior: 81,9%. A TAM também lidera o mercado internacional, com 81,4%. A Gol tem 18,4% de participação nos voos para o exterior.

Fonte: O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails