Evidências deficientes aumentam o mistério em torno do acidente do voo 447




Mistério de difícil solução

Os investigadores do BEA rastrearam mensagens adicionais emitidas pelo sistema ACARS, do Airbus A330 da Air France que fazia o voo 447 que caiu no mar. Fizeram comparações com os sistemas anemométricos da aeronave e não conseguiram compreender o que se passou nos momentos derradeiros do voo.

10 das 24 mensagens automáticas transmitidas nos cinco minutos finais, foram atribuidas a uma inconsistência das medições de velocidade e outras 11 também podem ser associadas a problemas de anemometria.

O BEA, orgão francês, responsável pelas investigações, conseguiu compreender várias das mensagens enviadas pelo ACARS, e estas não haviam sido citadas no relatório preliminar sobre a perda do voo 447, sobre o Atlântico em 1º de junho.

Entre as mensagens , pode-se incluir mensagens centradas em referências de dados inconsistentes ou inválidos, assim como a inoperância do sistema anti-colisão - uma situação que poderia ser desencadeada em função de problemas elétricos ou falha em checar os parâmetros de altitude.

Apesar da maioria das mensagens referir-se à perda de funções individuais, tais como, diretor de voo e marcadores de velocidade, o BEA afirma que nenhuma das mensagens indica a perda das telas ou mesmo das informações sobre altitude.

Os investigadores, no entanto, descobriram que ao menos, uma mensagem adicional - uma resposta à transmissão do status de manutenção - teria sido enviada pela aeronave, contudo, nunca recebida. Ainda não se determinou a razão .

" Neste estágio, na ausência de quaisquer dados das caixas-pretas; partes adicionais da carcaça da aeronave e mesmo de testemunhas, as circunstâncias do acidente e portanto suas causas, ainda não foram determinadas," informa o novo relatório do BEA.

Uma das mensagens indica que a altitude de voo sofreu mudanças de mais de 1.800 pés por minuto, durante cinco segundos. O BEA não citou a direção destas mudanças. Entretanto, os invstigadores afirmam que não houve despressurização em voo e que as máscaras de oxigênio não foram acionadas.

Demais evidências coletadas no local da queda, revelaram outros aspectos do acidente, os quais ainda não são compreendidos completamente.

Todos os coletes salva-vidas resgatados,estavam acondicionados em seus containeres. Exames dos assentos da tripulação de cabine - 3 das 11 foram encontradas - mostraram que nenhuma delas estava ocupada no momento do impacto; contudo, a localização da tripulação na hora do acidente também não foi determinada e o mesmo vale para a localização do capitão dentro do avião.

Nenhuma mensagem de emergência foi recebida por outras aeronaves ou pelos centros de controle de voo.

Analisando-se os destroços recuperados e os danos sofridos, os investigadores concluiram que o nariz do avião apresentava pitch positivo, no momento do impacto; no entanto, as asas estavam ligeiramente inclinadas e os flaps recolhidos.

Os danos sofridos pelo estabilizador vertical, não são consistentes com a hipótese de falhas em voo causadas por forças laterais.




Fonte: FlightGlobal / David Kaminski-Morrow
Tradução: BGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails