Os meios de comunicação dos Estados Unidos divulgaram nesta terça-feira as fotos da cueca parcialmente queimada na qual Umar Farouk Abdulmutallab havia escondido um pó da família da nitroglicerina com o qual pretendia explodir o voo da Northwest, misturando-o ao conteúdo de uma seringa, ela também calcinada em parte.
O ataque frustrado aconteceu na última sexta-feira, dia de Natal. O nigeriano acabou contido por passageiros e tripulantes ao tentar detonar o explosivo quando a aeronave se preparava para pousar no aeroporto da cidade americana de Detroit.
Nas fotos obtidas junto ao FBI (a polícia federal americana), aparecem a cueca de cor creme que foi adaptada para guardar o pó explosivo. Na parte da frente, o início de incêndio criou um buraco de cerca de 12 centímetros de diâmetro. Um pequeno bolso de cerca de 15 cm de comprimento foi costurado na peça para esconder os cerca de 80 gramas de pentrita (PETN), que poderiam ter feito um buraco na carlinga do avião.
Fotos do FBI mostram bolso adaptado a cueca de nigeriano que planejava explodir avião; incêndio causou buraco/Reuters
A seringa, que passou pela segurança antes do embarque, continha um líquido químico que, misturado, deveria causar a explosão do voo 253 entre Amsterdã e Detroit.
Segundo as primeiras conclusões da investigação, Abdulmutallab começou a injetar o líquido quando os passageiros escutaram pequenas explosões similares a fogos de artifício. Alguns dizem ter visto as calças do suspeito pegando fogo, antes de ser dominado.
Fonte: FOLHA - France Presse

Nenhum comentário:
Postar um comentário