A Boeing dá sinal verde para o primeiro voo do 787 Dreamliner
A Boeing decidiu que o primeiro voo do 787 Dreamliner, será realizado no dia 15 de dezembro, às 18:00 GMT. ( 16 horas de Brasília ), após receber a autorização por parte da FAA.
O protótipo ZA001. passou no último dia 12, por testes de taxi que duraram seis horas. Os testes foram realizados em Everett, Washington, cidade ao norte de Seattle.
A tripulação durante os testes, era composta pelo piloto chefe, Mike Carriker e pelo piloto de testes Randy Neville. Foram conduzidas oito corridas pela pista de 2.746 m ( 9.010 pés ). A cada corrida, atingia-se velocidades maiores.
Nas duas últimas corridas, uma delas sentido norte e a outra sentido sul,a aeronave ensaiou rotação para decolagem.
De acordo com a Boeing, durante os testes, foi atingida a velocidade de 130 nós, embora durante a transmissão de rádio entre o avião e o controle, tenha sido reportado 135 nós.
O pessoal ligado ao programa do 787, reuniu-se às 14:30 GMT para analisar os resultados dos testes e assim decidiu-se pela realização do voo no dia 15.
O primeiro voo do 787 deverá durar entre 3 e 5 horas e agora só depende das condições meteorológicas reinantes no dia 15, para acontecer.
Os fatores estabelecidos pela Boeing,que podem impedir o primeiro voo de um novo avião são os seguintes: má visibilidade; água empoçada na pista, e ventos moderados, no momento da decolagem.
De acordo com a NOAA ( National Oceanic and Atmospheric Administration ), a previsão do tempo para o horário do voo é a seguinte: 90% de chance de chuva, com temperatura máxima de 7 graus Celsius.
A Boeing pretende entregar as primeiras unidades do avião, no fim de 2010 e a primeira companhia aérea a receber o Dreamliner, será a All Nippon Airways.
A Boeing recebeu 840 pedidos firmes pelo novo avião. Não inclusos as 25 unidades confirmadas pela United, semana passada.
Fonte: FlightGlobal/Jon Ostrower
Tradução: BGA
Nenhum comentário:
Postar um comentário