Airbus fabrica primeiro painel compósito do A350 XWB em Nantes

Empresa continua com seu processo evolutivo de desenvolvimento de estruturas compostas para aeronaves.

A fabricação do primeiro painel compósito (composite lay-up) para o modelo A350 XWB foi concluída na última sexta-feira em Nantes, na França, e marca o nascimento das novas aeronaves de longo alcance da Airbus. O painel para a caixa central da asa (CWB) é todo feito de carbono e possui uma superfície de 36 metros quadrados, tornando-o o maior painel “monobloco” composto fabricado em Nantes, por meio de um novo equipamento com tecnologia de ponta. Uma vez montado na cidade de Nantes, o CWB será enviado à Airbus de Saint-Nazaire para integração.

Junto com as outras fábricas da Airbus, a unidade de Nantes possui alta especialização em materiais compósitos e é líder na fabricação de peças estruturais de fibra de carbono, como a caixa central das asas e a estrutura da quilha do A350 XWB. Nessa nova família de aeronaves, 53% do peso da aeronave corresponde às estruturas de materiais compósitos, incluindo elementos importantes como as asas e a fuselagem.

“Esse importante marco do programa A350 XWB só foi possível devido à meticulosa e evolutiva metodologia adotada pela Airbus para incorporar estruturas de materiais compósitos em suas aeronaves, além da conseqüente experiência adquirida ao longo de muitos anos”, disse Fabrice Brégier, Chief Operating Officer da Airbus.

Didier Evrard, Chefe do programa do A350 XWB acrescentou: “O modelo A350 XWB está se tornando real e aumentando nossa experiência em áreas-chave como as de tecnologia de materiais, análise e design de previsão de desgaste, fabricação, engenharia e montagem de módulos compósitos, incluindo processos de fabricação e conceitos de ferramentas tecnológicas”.

A Família A350 XWB é uma resposta da Airbus a uma grande demanda de mercado por aeronaves de porte médio, longo alcance e corpo largo altamente eficientes. Com uma autonomia de voo de até 8,300 milhas náuticas / 15,400 km, a A350 XWB está disponível em três versões básicas para passageiros. Além disso, essa aeronave possui o corpo mais largo da categoria e oferece níveis únicos de conforto, além dos mais baixos custos operacionais e o menor custo por assento comparado a qualquer aeronave neste segmento de mercado.

Equipada com dois motores da nova geração Rolls Royce Trent XWB, a Família A350 XWB foi projetada para enfrentar os desafios gerados pelos altos preços do combustível, pelas elevadas expectativas dos passageiros e por restrições ambientais.

Neste momento, as encomendas confirmadas da A350 XWB somam 505 unidades, requisitadas por 32 clientes de todo o mundo.

Fonte: Defesa Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails