O relatório informa que não foi feita nenhuma inspeção depois do término das obras no aeroporto nem depois do o acidente
A pista de aeroporto de Congonhas (SP) não cumpria todas as normas previstas no Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutico, de acordo com o relatório da divulgado no último sábado pela Aeronáutica sobre as causas do acidente com o avião da TAM, que ocorreu em julho de 2007.
De acordo com o documento, há muito tempo a pista principal de Congonhas apresentava baixos coeficientes de atrito e irregularidades na superfície, o que provocava acúmulo de água.
O relatório informa que não foi feita nenhuma inspeção depois do término das obras no aeroporto nem depois do o acidente. Além disso, quando os aviões voltaram a usar a pista principal de Congonhas, ainda não tinham sido feitos os groovings, que aumentam o atrito na pista molhada e evitam a aquaplanagem do avião.
O relatório diz ainda que na hora do acidente foi registrado 0,6 mm de chuva, e mais cedo foram registrados 1,5 mm, isso significa que a pista estava molhada no hora do acidente. O documento destaca que os groovings, ainda não tinham sido feitos na pista principal e que não havia área de escape na pista.
O documento aponta ainda que um dia antes do acidente com o avião da TAM uma aeronave tinha aquaplanado na pista durante o pouso. Apenas em 2008, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiu uma norma proibindo a operação de aeronaves que não estivessem com os reversores em perfeito funcionamento quando a pista de Congonhas estivesse molhada.
O acidente ocorreu em 2007, quando ao pousar no aeroporto de Congonhas o avião deslizou na pista e não conseguiu parar, atingindo um prédio da própria TAM ao lado da pista. Não houve sobreviventes, pois o avião explodiu.
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário