Dubai - Parece que foi ontem, que estava chegando a Dubai, pela primeira vez, para meu primeiro dia de trabalho com o Flightblogger. Agora, dois anos e meio depois, estou de volta para uma nova cobertura do Dubai Air Show. Desnecessãrio dizer que o mundo e esta cidade, mudarm muito, nos últimos dois anos. A edição de 2007 teve grandes quantidades de pedidos de novos aviões fazendo as carteiras de pedidos da Boeing e da Airbus baterem recordes.
No final de 2007, mega pedidos da Emirates e da DAE, fizeram a alegria de executivos da Boeing e da Airbus. Naquele ano, a Bombardier selecionou turbofans da Pratt Whitney para equipar seus jatos CSeries. Ah, também foi agendado o primeiro voo de testes do 787 para fevereiro de 2008; a United e Delta conversavam sobre fusão; o roll out do 747-8F não aconteceu e a Airbus entregou apenas um A380 à Singapore Airlines.
Quanta diferença após dois anos!!!!
A economia mundial luta para sair da recessão, enquanto o Oriente Médio, parece estar destindo a liderar o setor aéreo para novo período de crescimento. Esta região é uma espécie de barômetro econômico para o restante do mundo, embora existam debates versando se a região conseguirá tornar realidade suas ambições.
Algumas informações sobre os expositores no Dubai Air Show 2009
Airbus
A fabricante eruopéia espera poder anunciar muitos pedidos durante o evento. Os clientes potenciais são: Ethiopian (A350; DAE, Emirates (A330,A350,A380)e Vietnam (A380). Outras questões que serão levantadas: novidades sobre o A350 e novos winglets para os A320s.
Boeing
Assm como se deu no Paris Air Shoqw, tudo indica que a Boeing continuará acanhada no setor comercial, com a ação real ocorrendo a milhares de milhas náuticas de distância, lá em Puget Sound, envolvendo o 747-8F e o 787. Já no ramo da defesa, existem boas perspectivas para a companhia.
Embraer
A fabricante brasileira parece estar muito ocupada em promover sua divisão civil. A companhai trouxe os aviões Lineage 1000 e o Phenon 100 e correm fortes rumores que muitos anúncios de pedidos, por parte de clientes do Oriente Médio, aumentarão a carteira de pedidos dos E-Jets.
Bombardier
O projeto CSeries,está no centro da estratégia comercial da Bombardier, durante este evento. A companhia pretende manter reunião com várias companhias aéreas da região, visando a venda dos novos jatos. A tarefa não parece ser fácil. Afora o fato que novo jato M-170, será um duro competidor com o G650 da Bombardier.
Gulfstream
Em 12 de novembro, o novo G650 efetuou testes de taxiamento e a TI atingiu 30 nós. Os testes correram bem e parece que o voo inaugural está próximo.
Outras Cartas
E o jato da Sukhoi? o Comac 919 da Chiba? E o MRJ da Mitsubishi? Nada divulgado sobre eles ainda. Veremos o que os faricantes apresentarão.
Fonte: Flightblogger/Jon Ostrower
Tradução: BGA
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