A China Aviation Industry Corporation (AVIC) apresentou um modelo do turbofan chinês que espera-se equipar o futuro jato comercial C919 chinês. O motor, desenvolvido pela AVIC Commercial Aircraft Engines (ACAE) será chamado SF-A. Um modelo do motor está exposto na China Industrial Fair de Shanghai.
Foi dito publicamente que o C919, que deverá entrar em serviço em 2016, será propulsado por motores ocidentais, mas o plano é que logo os jatos chineses sejam equipados com motores fabricados na China. A ACAE disse que o motor deve estar pronto em 2016, mas levará alguns meses ou até um ano, para que o motor receba a certificação chinesa.
O jato comercial C919 é chamado de “big plane” na China. Será um avião de 190 passageiros para rivalizar com a Boeing e Airbus. O primeiro voo está planejado para 2014 e a comercialização a partir de 2016. A China diz que o C919 será superior ao Boeing 737 e ao Airbus A320. Ele consumirá 12 a 15% menos de combustível e custará menos que US$ 50 milhões, que é a faixa de preço dos jatos concorrentes.
A Boeing diz que o mercado chinês para jatos comerciais será de 3.770 jatos na classe do C919 para as rotas domésticas nos próximos 20 anos. A preços atuais, isso significa negócios da ordem de US$ 400 bilhões. Globalmente, a Boeing prevê uma demanda de 19.500 jatos como o C919, 737 e A320, no valor de US$ 1,4 trilhões.
Comentário:
Há turbofans e há turbofans. Lembrando que até poucos anos atrás, mesmo a Rússia não tinha a tecnologia de fabricação de turbofans tipo ´´High-bypass turbofan´´, e mesmo atualmente, somente 1 companhia russa fabrica um modelo. Afora uma empresa da Ucrânia que fez parte da URSS e que fabrica 1 modelo também. Ei-las:
Aviadvigatel (Russian:Авиационный Двиѓатель) is the Russian aircraft engine company that succeeded the Soviet Soloviev Design Bureau. They have made 1 engine on the market, the Aviadvigatel PS-90. The engine is used on the Ilyushin Il-96-300, -400, T, Tupolev Tu-204, Tu-214 series and the Ilyushin Il-76-MD-90. Later, the company changed its name to Perm Engine Company.
[edit] Ivchenko-Progress
Ivchenko-Progress is the Ukrainian aircraft engine company that succeeded the Soviet Ivchenko Design Bureau. Some of their engine models include Progress D-436 available on the Antonov An-72/74, Yakovlev Yak-42, Beriev Be-200, Antonov An-148 and Tupolev Tu-334 and Progress D-18T that powers two of the world largest airplanes, Antonov An-124 and Antonov An-225.
Fonte: Poder aéreo
Nenhum comentário:
Postar um comentário