A União Europeia (UE) deu nesta sexta o primeiro passo visando a assinar um acordo bilateral com o Brasil, que reforçará a cooperação em termos de segurança na aviação civil.
Os ministros europeus do Transporte, reunidos em Luxemburgo, deram luz verde à Comissão Europeia para iniciar as conversações com Brasília e iniciar a preparação das bases do acordo, centrado em garantir a segurança aérea e facilitar os intercâmbios comerciais no setor aeronáutico.
Até agora, nenhum Estado membro concluiu um acordo bilateral com o Brasil nessa questão.
O futuro compromisso, segundo os ministros, servirá, além disso, para reforçar a cooperação entre a Agência Europeia de Segurança Aérea e a Agência Nacional de Aviação Civl brasileira, que já colaboram desde 2004.
"O Brasil é um sócio comercial importante da União Europeia no setor aeronáutico", assinalaram os ministros, recordando que a Embraer é um dos principais construtores aeronáuticos do mundo. A exportação de produtos aeronáuticos da UE para o Brasil representa atualmente um terço das importações totais da locomotiva brasileira neste setor.
Fonte: O GLOBO
Nenhum comentário:
Postar um comentário