Novos indícios sobre os problemas com o 747-8
Após o choque inicial com o anúncio esta semana, do novo atraso para a realização do primeiro voo do Boeing 747-8, adiando a atividade para janeiro, a poeira está baixando e um quadro mais detalhado do que se passa está emergindo. Está ficando claro que testes críticos estão muito atrasados no Edifício 40-22 em Everett.
Antes, porém, uma atualização. Os engenheiros da Boeing, esperam poder conduzir testes de vibração no protótipo RC501, o primeiro 747-8, domingo, dia 11 de outubro. Um lembrete aos que acompanham a saga do 787, que não passou em tais testes no verão, é que os testes implicam em chacoalhar gentilmente, toda a estrutura. Por meio deste método tão simples, os engenheiros rapidamente podem checar as estabilidades aeroservoelásticas e aeroelásticas da aeronave, e determinar se a estrutura é suscetível a quaisquer características aerolásticas, não previamente esperadas. O método serve também para detectar falhas estruturais e problemas aerodinâmicos que afetem o controle em voo . Portanto, o edifício GVT é uma construção muito importante, porque desempenha um papel fundamental na preparação do primeiro voo de um avião. Algo de muita importância no caso do Boeing 747-8 devido suas grandes proporções e imensas turbinas GEnx-2B.
RC501 em posição na linha de montagem, antes do içamento das turbinas.
Semana passafa, os engenheiros ao conduzir um cheque dos cabos responsáveis pelas superfíceis de controle, descobriram algumas áreas onde os cabos precisavam de nova fixação. O serviço será realizado semana que vem.
Mas, examinemos algumas pistas que podem indicar o que realmente está acontecendo.
A Boeing afirma que algumas coisas têm ocorrido porque as tolerâncias dos materiais produzidos e projetados com velhas ferramentas e outras com novas ferramentas, estariam causando discrepâncias entre as peças e isto estaria sendo resolvido na linha de montagem final. De acordo com o Flightblogger, uma de suas fontes de informação dentro do complexo, estaria dizendo que a culpa de não se perceber tais problemas antes da montagem, residiria no laboratório de integração, ou seja, nas instalações do ´´iron-bird´´.
Testes do novo componente RAT das turbinas do 747-8, foram remarcados diversas vezes, em agôsto, e mesmo em setembro. O módulo RAT, desenvolvido pela Hamilton Sundstrand, inclui um dispositivo que governa a turbina, o qual alimenta uma bomba hidráulica modulada sob pressão. O que exigia integração cuidadosa das atuais arquiteturas estruturais e de sistemas.
Outras áreas novas que têm apresentado problemas durante testes funcionais, incluem os drenos dos motores, nas alças de fixação das turbinas e nos flaps Krueger. Segundo o Flightblogger, o protótipo RC501 (747-8), tinha previsão de deixar a linha de montagem final e ser levado ao hangar de pintura, no dia 11 de outubro e o primeiro voo estava marcado para 9 de dezembro. Parece, entretanto, que com todos os problemas acima relatados, o programa soferá um grande atraso.
Outra coisa muito interessante a observar: vários testes sendo conduzidos pela engenharia, no segundo protótipo do 747-8 ( RC521), foram abruptamente paralisados no dia 29 de setembro. Não se sabe se a paralização teria ocorrido objetivando concentrar todos os recursos disponíveis, no protótipo RC501, mas é o que aparenta.
Outra notícia , no caso, publicada pelo blog Seattle Post-Intelligencer, afirma que a Boeing estaria planejando efetuar os testes de voo, em Moses Lake, no nordeste de Washington e em Palmdale, Califórnia. Moses Lake é uma área muito utilizada pela Boeing, em voos de teste, e é uma ex base do SAC, dotada de longas pistas e fica numa região onde o clima sempre é bom.
Já Palmdale, chama à atenção e aparentamente estará envolvida nos testes dos protótipos RC521 e RC522. Palmdale oferece condições meteorológicas ideais, durante o inverno, quando então os testes estarão em seu auge. Palmdale também é dotada de longas pistas e muito espaço aéreo para voos de teste, diferentemnte de Boeing Field e seus céus congestionados, não só pelas atividades rotineiras, como também pelo fato que os testes de voo de 787 serão realizados lá.
Finalmente somente para diversão, um vídeo contendo uma decolagem dramática de um 747-200 em Bournemouth, Reino Unido.
Fonte: AviationWeek/Guy Norris
Tradução: BGA
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